O 14º salário do INSS está cada vez mais incerto para os aposentados e pensionistas. A medida que estava quase esquecida acabou avançando uma etapa muito importante na Câmara dos Deputados.
No entanto, o que parecia que faria com que a medida pudesse finalmente ser aprovada na Câmara dos Deputados, acabou tomando um novo caminho que inviabiliza a aprovação neste ano.
Avanço do 14º salário
Para ser aprovada na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4367/20 que institui o pagamento do 14º salário dependia apenas da aprovação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Nesse sentido, no início de junho, a proposta havia finalmente recebido o parecer favorável para que pudesse ser analisada na respectiva Comissão, onde, em poucos dias a proposta poderia ter sido votada.
No entanto, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), retirou o respectivo Projeto de Lei da pauta, submetendo o texto à análise de uma comissão especial.
Comissão especial
Ao ser submetido para análise de comissão especial, a mesa diretora da Câmara dos Deputados redistribuiu o projeto de lei para análise nas seguintes comissões:
- Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa;
- Comissão de Seguridade Social e Família;
- Comissão de Trabalho, de Administração e Serviços Públicos;
- Comissão de Finanças e Tributação;
- Comissão de Constituição e Justiça.
Dessa forma, ao submeter o projeto que institui o 14º salário à análise de comissão especial, a decisão, por si só, já elimina qualquer possibilidade de aprovação da medida em 2022.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp