Quando falamos de benefícios relacionados aos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), não tem como não lembrarmos do 14º salário que até o momento se encontra em tramitação na Câmara dos Deputados através do Projeto de Lei 4367/20.
Frequentemente o tema entra em pauta, seja pela inércia dos parlamentares quanto à aprovação da proposta, quanto pelos passos lentos que a medida tramita até uma possível aprovação.
No mês de maio, por exemplo, a proposta que já estava praticamente “esquecida” pelos segurados do INSS ganhou um novo capítulo, quando representantes dos aposentados e parlamentares vieram em audiência pública cobrar a votação do Projeto de Lei 4367/20.
Tramitação da proposta
Até o início de junho a proposta que institui o 14º salário aguardava apenas a aprovação na Comissão de Constituição e Justiça para finalmente ser aprovada na Câmara dos Deputados e seguir para votação no Senado Federal.
Dessa forma, o relator da respectiva Comissão, o deputado Ricardo Silva (PSD-SP) apresentou parecer alegando que a proposta era constitucional, ou seja, poderia seguir para votação na respectiva Comissão.
Com a notícia, milhares de segurados renovaram a esperança de que o benefício poderia finalmente sair do papel e se tornar uma realidade, afinal, essa era a última Comissão ao qual a proposta deveria passar na Câmara dos Deputados.
O caminho era a aprovação pelas Comissões competentes da Câmara, para que o texto pudesse seguir para votação no plenário simples do Senado, onde, caso recebesse aval dos senadores, seria finalmente aprovada e seguiria para sanção presidencial.
Segurados tomam um banho de água fria
Quando a proposta parecia estar próxima de um desfecho junto à Câmara dos Deputados, o presidente da casa, Arthur Lira retirou o Projeto de Lei 4367 de pauta.
Como consequência, a proposta foi submetida à análise de uma Comissão Especial para identificar se a proposta deve de fato ser aprovada.
Contudo, a problemática dessa questão é que a Comissão Especial é composta por duas novas Comissões, além de submeter o texto a nova análise das Comissões que já haviam aprovado o Projeto de Lei em questão.
Nesse sentido, podemos dizer que o Projeto de Lei que institui o 14º salário do INSS começará novamente do zero sua tramitação na Câmara dos Deputados, o que inviabiliza de fato qualquer tipo de aprovação ainda este ano.
Pegando um retrospecto de dois anos de criação da proposta e até onde ela avançou, é muito difícil agora, prever quando o 14º salário poderá ser aprovado, ou se teremos de fato algum tipo de aprovação.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp