O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) concede o auxílio-acidente que funciona como indenização. Ele é pago aos beneficiários que apresentam sequelas permanentes depois de um acidente. Este benefício não impede a pessoa de continuar trabalhando, visto que trata-se de uma indenização.
Vão poder solicitar o auxílio-acidente, empregado (inclusive o doméstico), o trabalhador avulso e o segurado especial.
O beneficiário precisará passar por perícia médica do INSS, que irá avaliar as sequelas. O atendimento é feito a distância, neste caso, o seguro não precisa comparecer presencialmente. Mas é preciso ficar atento, pois caso seja necessário, pode ser solicitada a comprovação ou uma perícia médica casual.
Requisitos para solicitar o auxílio-acidente
Para que o segurado do INSS possa solicitar o auxílio-acidente vai precisar cumprir alguns requisitos:
- Ser um filiado ao INSS na época que ocorreu o acidente. Não é preciso cumprir o período de carência, que é a quantidade de anos, meses e dias que o segurado pagou o INSS
- Ser filiado, à época do acidente, como empregado urbano ou rural (empresa), trabalhador avulso (empresa), segurado especial (trabalhador rural), empregado doméstico.
O valor pago deverá ser correspondente a 50% do valor do salário de benefício, o qual é apurado pela média dos 80% maiores salários de contribuição e, 100% deste salário de benefício, quando se referir à aposentadoria por invalidez.
Como fazer a solicitação do auxílio-acidente
Para que o beneficiário tenha acesso ao benefício, será preciso acessar o portal Meu INSS ou também o aplicativo.
- Abra o app ou entre no site;
- Faça o login e selecione a opção Agendamentos/Requerimentos e toque em “Novo requerimento”;
- Clique em “Avançar”, digite na área de pesquisa a palavra “acidente” e selecione o auxílio-acidente.
- Depois de fazer a solicitação, compareça à perícia médica e acompanhe o andamento pelo portal Meu INSS.
- Documentos necessários
- Para ter acesso ao benefício é preciso apresentar os seguintes documentos:
- CPF;
- Procuração ou termo de representação legal junto com o documento com foto e CPF do procurador, caso tenha;
- Laudos e documentos médicos que comprovem a sequela permanente do beneficiário.
- No período da perícia médica, o beneficiário pode solicitar que uma pessoa o acompanhe, podendo ser até o próprio médico. Para isso acontecer, o cidadão terá que preencher um formulário de solicitação e mostrá-lo durante a perícia.
- Lembrando que não há período de carência quando for solicitado o auxílio-acidente. No entanto, o segurado precisará estar em dia com as suas contribuições.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp