O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social) é um projeto integrante do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), executado pelo governo federal.
Seu objetivo é manter um Ambiente Nacional Virtual que recebe todas as informações Previdenciárias, Trabalhistas e Tributárias de empresas de todos os segmentos e portes.
O eSocial é o instrumento que unifica todas as informações relacionada aos empregados de uma empresa, ou seja, as informações de remuneração, previdenciárias, trabalhistas, segurança e, além disso, ele unifica e padroniza o envio de informações ao Fisco
O Manual de Orientação do eSocial (MOS) versão beta sofreu pequenas alterações essa semana. As marcações em verde no MOS representam textos alterados ou incluídos em relação à versão beta publicada em 02/08/22.
Para ter acesso ao manual de orientação completo acesse aqui.
Quem é obrigado a enviar o eSocial?
Conforme instruções do Governo, estão obrigados a fazer o envio das informações todos dessa lista:
a) O empregador, inclusive o doméstico, a empresa e os que forem-lhes equiparados em lei
b) O segurado especial, inclusive em relação a trabalhadores que lhe prestem serviço;
c) As pessoas jurídicas de direito público da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Manual do eSocial
O manual do eSocial orienta o empregador para a forma de cumprimento de suas obrigações, que estabelece regras de preenchimento, de validação, consistência, leiautes, tabelas e instruções gerais para envio de eventos que compõem o eSocial.
Publicado no Portal do eSocial, Manual de Orientações do eSocial (MOS) no qual possui grande relevância para o entendimento da versão S-1.1 Beta
O MOS é responsável por trazer as informações sobre os eventos relativos a processos trabalhistas, conceitos e entendimento dos eventos:
- S-2500 – Processo Trabalhista;
- S-2501 – Informações dos Tributos Decorrentes de Processo Trabalhista;
- S-3500 – Exclusão de Eventos – Processo Trabalhista;
- S-5501 – Informações Consolidadas de Tributos Decorrentes de Processo Trabalhista.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp