Considerando esta presente data, faltam exatamente 38 dias para depositar o seu voto na escolha dos líderes do país e dos estados pelos próximos quatro anos. Por isso é de extrema importância uma conscientização e responsabilidade na hora de escolher seu candidato (a).
Neste linha, durante a votação, para preservar o sigilo do voto e contribuir para a legitimidade para segurança das Eleições de 2022, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) impôs algumas regras à população brasileira. Confira no decorrer do artigo as permissões e proibições do tribunal, e evite erros nesta data tão importante para o futuro do país.
O que não pode ser feito no dia das Eleições 2022
- Nas ruas é estritamente proibido até o término da votação, aglomeração de pessoas uniformizadas com roupas ou instrumentos que caracterizam algum dos candidatos;
- É vedado a realização de comícios, ou o uso de alto-falantes, tão pouco carreatas em pro de algum dos candidatos;
- É proibido a distribuição de santinhos e outros impressos, com propaganda dos candidatos nos arredores do local de votação;
- Dentro do ambiente que ocorrem as votações é proibido aos Servidores da Justiça Eleitoral, e aos mesários dos locais o uso de roupas ou objetos que façam propagandas de qualquer candidato;
- A venda ou compra de votos também é estritamente proibida. Aliás, até o término das votações é proibido a persuasão ou a indução política a algum eleitor.
O que não pode ser levado para cabine de votação nas Eleições 2022
- Telefone celular;
- Tablets;
- Rádio;
- Câmeras;
- Qualquer outro aparelhos eletrônicos serão proibidos dentro da cabine de votação.
E o que é permitido no dia da votação?
- O uso de camisetas de apoio ao candidato escolhido;
- Adesivos e broches também são permitidos;
- O cidadão pode levar a cabine de votação um papel com o número do candidato escolhido;
- É permitido também a propagação da campanha dos candidatos por meio da internet antes da data da votação.
Denúncias
Denúncias de crimes eleitorais e irregularidades serão encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral, essas denúncias serão analisadas e se for o caso serão levadas à Justiça Eleitoral para julgamento.
O Tribunal Superior Eleitoral disponibiliza o aplicativo Pardal para que estas denúncias sejam feitas, o aplicativo pode ser baixado gratuitamente no Google Play (aparelhos android) ou no App Store (aparelhos IOS).
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp