A nova forma como vem sendo liberado o pagamento do abono salarial PIS/Pasep vem deixando muitos trabalhadores confusos. Isso porque em 2021 o governo não liberou o calendário do ano-base 2020 que teve seu pagamento adiado para 2022. Os trabalhadores tiveram acesso ao dinheiro a partir de fevereiro deste ano. A Caixa Econômica Federal encerrou o repasse dos recursos em março.
Muita gente ainda não sacou o dinheiro. Segundo o banco, elas terão até o dia 29 de dezembro de 2022 para retirar a grana. Até agora, 10,6 milhões de pessoas, segundo balanço divulgado em 26 de agosto deste ano pela Caixa, ainda não retiraram o valor referente ao abono salarial 2020. Ao todo, conforme o banco, R$ 24,6 bilhões estão à espera de seus beneficiários.
Já os trabalhadores que já sacaram o dinheiro, estão querendo saber quando será liberado o calendário referente ao ano-base 2021, que deveria ser pago em 2022. De acordo com o governo, somente no início do ano que vem serão liberadas as datas de pagamento do abono salarial 2021, conforme mês de nascimento do trabalhador.
Quem tem direito ao PIS/Pasep
Para sacar o dinheiro os trabalhadores precisarão ter cumprido os seguintes requisitos:
- Ter recebido do empregador pessoa jurídica remuneração média de até dois salários mínimos no período trabalhado no ano-base
- Ter trabalhado com carteira assinada por no mínimo 30 dias no ano-base
- Constar na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) pertinente ao ano-base
- Estar cadastrado há pelo menos cinco anos no PIS/Pasep.
Qual o valor do PIS/Pasep
O trabalhador recebe o abono salarial de acordo com a quantidade de meses trabalhados no ano-base. O cálculo para receber o dinheiro leva em conta os meses trabalhados no ano-base multiplicado por 1/12 do salário mínimo vigente.
- O período de serviço igual ou superior a 15 dias em um mês será contabilizado como mês integral.
- Quem trabalhar 12 meses seguidos no ano-base recebe um salário mínimo.
Como sacar o dinheiro do PIS/Pasep?
Os trabalhadores da iniciativa privada recebem o PIS (Programa de Integração Social) nas agências da Caixa Econômica Federal, terminais de autoatendimento da Caixa, lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui. Nestes casos, o saque deverá ser feito com o Cartão Social e senha cadastrada.
Quem não possuir o Cartão Social, poderá sacar o valor mediante a apresentação do RG, em qualquer agência da Caixa.
O recebimento do benefício também pode ser realizado por meio do crédito direto em conta individual com movimentação e saldo: conta-corrente, poupança, conta Caixa Fácil ou Contas Digitais.
Já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) destinado ao servidor público pode ser retirado em qualquer agência do Banco do Brasil (BB).
O correntista e poupador do BB receberão o seu crédito em conta corrente ou poupança. Os demais podem optar por fazer uma transferência do seu abono para outro Banco. A transferência para outros bancos pode ser feita no TAA (para opções sem cartão).
Canais de atendimento do PASEP
O Banco do Brasil disponibiliza aos participantes os seguintes canais para obtenção
de informações do PASEP:
- Central de Atendimento BB
- 4004 0001 Capitais e regiões metropolitanas
- 0800 729 0001 Demais localidades
Consulta no site do Banco do Brasil no endereço
- www.bb.com.br/pasep
- Agências Bancárias do Banco do Brasil.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp