A concessão de uma aposentadoria, pensão ou auxílio é sempre motivo de comemoração por parte do segurado, afinal, conseguir cumprir todos os requisitos para sua devida concessão não é nada fácil, e muitas vezes as regras parecem estar jogando contra os segurados.
No entanto, nem todo mundo sabe, mas, os benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), podem ser cortados e existem situações específicas que podem levar ao encerramento do benefício. Na leitura de hoje, conheceremos os casos que podem levar o INSS a cancelar uma aposentadoria paga ao segurado. Confira!
Quando um benefício pode ser cortado?
Antes de conhecermos os motivos que podem levar os benefícios a serem cancelados, precisamos esclarecer que o INSS não pode tomar a atitude de cortar algum benefício simplesmente se quiser.
Nesse sentido, os motivos que podem levar a suspensão do pagamento do benefício previdenciário são:
- Deixar de comparecer às perícias médicas periódicas dos benefícios por incapacidade;
- Deixar de realizar a prova de vida (a partir do ano que vem ao INSS é quem deverá realizar a prova de vida do segurado);
- Não cadastrar a declaração de cárcere durante o recebimento do auxílio-reclusão;
- Após ser notificado sobre o pente-fino, não apresentar a defesa prévia em até 30 dias;
- Falta de atualização dos dados cadastrais no CadÚnico no caso dos beneficiários do BPC;
- Identificação de documentação falsa, ou que existe uma inconsistência que coloca sua veracidade em dúvida.
- Ausência de comprovação dos requisitos para a concessão do benefício;
- Erro no cálculo do benefício previdenciário.
Como saber se meu benefício pode ser cancelado?
Importante esclarecer também que caso o INSS identifique alguma irregularidade, ou lhe convoque para algum pente-fino, você será devidamente comunicado com antecedência.
Essa comunicação pode ser visualizada nos seguintes canais:
- Pela da plataforma Meu INSS disponível pelo aplicativo de celular e site;
- Através mensagem de texto de celular (SMS);
- Por de carta simples ou correspondência no endereço cadastrado pelo segurado como sendo de sua residência;
- Pelo caixa eletrônico do banco ao qual o segurado recebe seu benefício.
Nesse sentido, caso você não identifique nenhum comunicado você não deverá se preocupar, recomendamos apenas que de tempos em tempo acesse a plataforma Meu INSS, para verificar se existe algum aviso, caso não tenha, pode ficar tranquilo que está tudo certo com seu benefício.
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