Ter um veículo próprio é o sonho de muitas pessoas e também fonte de renda para tantos outros. No entanto, além de ter que arcar com altos valores do veículo, seja para manutenção, combustível e seguro, também é necessário o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).
O IPVA, por sua vez, é um tributo obrigatório em que todos os anos, os brasileiros precisam realizar o pagamento para ficar em dia com o Estado e trafegar nas vias sem qualquer problema.
No que diz respeito ao IPVA, o mesmo se trata de um imposto Estadual, assim, cabe a cada Estado legislar sobre sua cobrança, dessa forma, em determinados Estados pode se pagar mais ou menos imposto, ou ainda garantir a isenção do seu pagamento.
Isenção de IPVA em 2023
Diversos Estados do país garantem a isenção no pagamento dos veículos conforme o ano de fabricação, dessa forma, veículos com 10, 15, 18, 20 e 30 anos de fabricação podem ficar isentos do imposto.
Assim sendo, milhares de condutores em todo país que pagaram o IPVA neste ano, podem ficar isentos da cobrança devido ao ano de fabricação do veículo.
Existem outras situações que podem garantir a isenção do imposto além do ano de fabricação, como, por exemplo, veículos PcD, contudo, deixaremos esse assunto para outro momento e descobrir quais veículos estão isentos pelo ano de fabricação.
Confira os Estados que garantem a isenção do seu veículo conforme o ano de fabricação:
- Veículos fabricados há 10 anos ou mais: garantem isenção nos estados de Goiás, Rio Grande do Norte e Roraima;
- Veículos fabricados há 15 anos ou mais: garantem isenção nos estados de Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí e Rio de Janeiro;
- Veículos fabricados há 18 anos ou mais: garante isenção o estado do Mato Grosso;
- Veículos fabricados há 20 anos ou mais: garantem isenção nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Acre e Rio Grande do Sul;
- Veículos fabricados há 23 anos ou mais: garante isenção no estado de Alagoas;
- Veículos fabricados há 30 anos ou mais: garante isenção o estado de Santa Catarina.
Como funciona a cobrança do IPVA?
O IPVA é um imposto incidente sobre o patrimônio sendo exigido pelos Estados em face dos proprietários, conforme sua própria denominação sugere.
Este tributo é cobrado anualmente sobre o valor venal do veículo (conforme a tabela FIPE), ordinária no início do ano, onde o valor dependerá das alíquotas cobradas que variam em cada Estado, onde, no geral, costuma ser de 2 a 4% do valor do veículo.
Outro ponto importante é que como o IPVA se trata de um tributo Estadual, cada Estado fica livre para definir a data de vencimento do imposto e se o mesmo pode ou não ser parcelado, se há ou não descontos no pagamento do imposto.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp