Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), será exigido a todo proprietário de automóveis o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV). O documento servirá para comprovar que o veículo está apto a circular pelas vias, de acordo com o que é determinado na Lei.
Em alguns estados, desde o mês de outubro vem sendo exigido o novo modelo do documento. É importante ressaltar que, nos anos anteriores o certificado era entregue pelos correios, todavia, isso não acontece desde 2020. Dessa forma se faz necessário que o proprietário do veículo emita o documento na versão mais atual do ano de 2022.
O que é o CRLV?
A Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRVL) serve basicamente para comprovar que o veículo atende às condições necessárias para circular no trânsito. Em suma, o principal intuito do registro é identificar se há pendências registradas, de modo que seja atestado que os documentos do automóvel estejam devidamente regularizados.
Desta maneira, as autoridades responsáveis buscam garantir o funcionamento pleno das Leis de Trânsito, evitando possíveis infrações e promovendo o bom circulamento dos automóveis nas rodovias.
Como emitir o registro?
O Registro de Licenciamento pode ser impresso em folha de papel comum, para isso basta entrar no portal de serviços do Senatran. Confira como:
1- Você vai acessar o aplicativo Carteira digital de Trânsito;
2- Informe o CPF e a senha cadastrados;
3- Vá na opção “veículos” e clique em “incluir”;
4- A partir disso é só seguir as instruções disponibilizadas no site;
5- Com o CRLV emitido basta imprimir o documento;
Outra possibilidade é contar com a versão digital do documento que, por sua vez, pode ser muito mais eficaz. Em outras palavras, o registro pode ser apresentado de forma on-line, para tal, basta ter acesso ao aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível na App Store (iOS) e Google Play Store (Android), e assim acessar o documento.
Se ao entrar no site o documento não estiver disponível, o veículo em questão possivelmente tem alguma irregularidade não resolvida. Se assim for, o proprietário do veículo terá de verificar as pendências em aberto e efetuar o pagamento desses valores. Nesta linha, é preciso estar atento também a débitos por multas, ao IPVA, seguro DPVAT, e todos os débitos referentes ao veículo, para assim ter acesso ao CRLV.
Ademais, é válido ressaltar que para ter acesso ao documento será cobrado uma taxa de licenciamento. É importante ficar atento ao calendário de pagamento do Licenciamento da sua unidade federativa.
Como ocorre a fiscalização?
A fiscalização acontece nas blitz de trânsito, nessas situações o motorista precisa apresentar o CRLV como documento obrigatório. Como dito acima, o documento pode ser impresso no site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), ou ser apresentado ao agente fiscalizador no formato online.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp