Está circulando nas redes sociais e em grupos de aplicativos de troca de mensagem como o WhatsApp e o Telegram a informação de que um site chamado Veja seu Voto, permite ao eleitor consultar sua votação através do seu CPF. No entanto, o site Veja seu Voto é totalmente falso.
Nas mensagens são divulgadas informações de que o site estaria diretamente ligado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde, preenchendo apenas o número do seu CPF, você terá a confirmação de quem você votou para presidente.
Veja seu voto é FALSO
O site podia ser acessado através do domínio vejaseuvoto.info, onde o eleitor caia em uma página que pedia para o usuário preencher os números do CPF para se conectar ao banco de dados do TSE e informar em quem você votou.
Contudo, o Tribunal Superior Eleitoral já se posicionou através do verificador Fato ou Boato, desmentindo a notícia quanto a usabilidade deste site. O TSE classificou o conteúdo como falso, ressaltando que o voto é secreto.
“Antes de tudo, é preciso destacar que o voto digitado na urna eletrônica, além de sigiloso, é inviolável, conforme prevê a Constituição Federal. Além disso, não há como vincular a autoria de um voto registrado na urna a um eleitor específico”, afirmou o TSE.
Segundo o Tribunal, o site retornava informações com qualquer número que era inserido, ou seja, mesmo que você colocasse um CPF que não era válido, seria possível consultar a informação.
Segundo especialista consultado pelo portal Tecmundo, o sistema operava um código server-side, que tira hash do CPF, e se for para, soltava o 22 e se fosse ímpar soltava o 13.
Resumidamente falando, o site realizava uma operação matemática com o número do CPF do eleitor, onde, caso fosse identificado um número ímpar, era mostrado o voto no 13 (PT). Do contrário, se fosse par, era mostrado 22 (PL).
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp