Existem diversas obrigações acessórias, algumas mensais e outras anuais, a DEFIS é uma Declaração anual obrigatória para algumas empresas e deverá ser enviada em 2023.
Cada regime de tributação tem suas obrigações, é preciso saber quais são as obrigações do regime tributário da sua empresa para ficar em dia e evitar punições desnecessárias.
Veja quais empresas estão obrigadas a realizar o envio da Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS) em 2023.
O que é a DEFIS?
A DEFIS é a Declaração para enviar apurações e informações anuais do Simples Nacional, ou seja, ela é uma obrigação acessória anual para as empresas integrantes do Simples Nacional.
A DEFIS funciona como como uma Declaração do Imposto de Renda, só que para as empresas do Simples Nacional. Devem estar presentes na DEFIS informações sobre a atividade anual das empresas optantes pelo Simples.
Ela tem a finalidade de informar a Receita Federal dados econômicos, sociais e fiscais (como ganhos de capital e número de funcionários) das empresas.
Leia também: DEFIS 2023: Qual o prazo desta obrigação?
Quem deve realizar o envio da DEFIS em 2023?
O envio da DEFIS 2023 está previsto para os últimos dias de março, portanto, as empresas obrigadas devem se organizar.
Portanto, as empresas têm até o dia 31 de março para enviar a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais de 2023.
Todas as Micro e pequenas empresas do Simples Nacional devem realizar o envio da DEFIS 2023, que será elaborada com informações do ano-calendário de 2022.
Empresas inativas, sem faturamento ao longo de 2022 também estão obrigadas a enviar esta declaração.
Leia também: Obrigações acessórias: Saiba todas novidades e se planeje para 2023!
Como enviar esta obrigação?
O envio da DEFIS em 2023 é obrigatório para Micro e Pequenas empresas, deixar de enviar esta declaração anual pode prejudicar sua empresa.
Portanto, acompanhe abaixo como realizar a transmissão da DEFIS em 2033:
- Entre no site do Simples Nacional e busque por “PGDAS-D e DEFIS – a partir de 2018”;
- Para ter acesso ao sistema, será preciso ter um certificado digital ou código de acesso;
- Clique em “DEFIS” e, em seguida, em “Declarar”.
- Preencha as informações necessárias e vá em “Salvar”, “Verificar pendências” e clique em “Transmitir” para finalizar.
Lembrando, as empresas que não entregarem no prazo, não poderão realizar o pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), e vão acabar ficando em irregulares com a Receita Federal.
Fique regular e envie suas obrigações no prazo, evite punições, a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais deve ser enviada até 31 de março deste ano pelas empresas obrigadas.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp