A Netflix e a Amazon Prime Video podem ganhar um novo concorrente no mercado brasileiro. Isso porque o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deseja criar uma plataforma de streaming que ficará sob o guarda-chuva da TV Brasil. Novo serviço seria todo dedicado à arte brasileira.
A inspiração parece ter vindo de um modelo feito na Alemanha. Existe um desejo do governo de tornar a TV Brasil numa espécie de BBC brasileira, ou seja, se inspirando no canal inglês.
Se o projeto sair do papel, irá favorecer os profissionais brasileiros da área audiovisual e também o público que poderá consumir mais conteúdos do próprio país. Não foi revelado qual o recurso seria usado para pôr a ideia em prática.
Tudo indica que uma produtora deverá receber dinheiro público para fazer um filme, por exemplo, teria como segunda janela o streaming da TV Brasil. Ou seja, após o longa sair do cinema, ele entraria no serviço estatal, o que não impediria a tentativa de venda para a Netflix ou Prime Video.
Leia Também: Aposentadorias começam ser a pagas no valor de R$ 1.302 na próxima 4ª feira
Streaming da TV Brasil
O projeto precisa ser muito bem desenhado, na visão do ministério da Cultura. A ministra Margareth Menezes não se pronunciou publicamente sobre a ideia, porém afirmou a aliados que considera viável. O desejo dela é que a plataforma nasça exclusivamente para encontrar pequenos produtores e deixar as grandes obras com outros serviços. Ela considera que pode ser ótimo para encontrar novos artistas pelo Brasil e investir no fomento do audiovisual.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, acredita que o projeto precisa ser bem desenhado. Ela afirmou a aliados que considera a ideia viável. No entanto, o seu desejo é que a plataforma nasça exclusivamente para encontrar pequenos produtores e deixar as grandes obras com outros serviços. Ela considera que pode ser ótimo para encontrar novos artistas pelo Brasil e investir no fomento do audiovisual.
Leia Também: Concurso da Receita Federal: inscrições foram prorrogadas
Controle do novo serviço de streaming
O serviço de streaming da TV Brasil não deverá ficar no guarda-chuva da Secom (Secretaria de Comunicação) porque será específico para a arte, ou seja, para a Cultura. Mas a TV vai continuar sendo controlada pelo ministro Paulo Pimenta.
Inclusive, o ministro precisa decidir quem será o novo diretor da emissora estatal e quem vai comandar a empresa.
Uma coisa é bem certa, o serviço de streaming do governo federal não será lançado em 2023, isso porque não há previsão orçamentária.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp