Nos últimos anos, a procura por consórcios teve um aumento significativo, segundo dados da Abac (Associação Brasileira de Administradora de Consórcios), a modalidade registrou cerca de 2,95 milhões de novas cotas negociadas entre janeiro e setembro de 2022.
Quando os crescimentos acontecem nessa dimensão, muitas dúvidas começam a surgir, e nesse setor foi observado um grande questionamento sobre as diferenças entre administrador e representante. Pensando nisso, a Dra. Márcia Tuma, sócia da Tuma & Chaves, escritório de advocacia especializado em consórcios, explica algumas dessas diferenças.
A administradora de consórcio é basicamente a pessoa jurídica que vai oferecer os serviços focado na administração dos grupos. Ou seja, é fundamental optar por uma boa administradora de consórcio para que seu negócio ofereça boas vantagens.
Já um representante é um profissional autônomo que faz vendas de consórcios e representa o negócio. O vendedor de cotas de consórcios pode obter diversos benefícios. Além disso, vender consórcio traz uma facilidade de uso e alto valor agregado, gerando resultados expressivos.
“É fundamental escolher bem quem tomará a frente desses negócios, já que envolvem dinheiro e muito estudo. Também é necessário escolher administradoras e representantes que possuam uma equipe jurídica especializada por trás.” comenta a Dra. Márcia Tuma, sócia do escritório Tuma & Chaves.
Leia também: Banco Central atualiza normas sobre consórcios
A Dra. comenta ainda que com o crescimento dos consórcios, principalmente no último ano muitas fraudes podem acontecer, por isso é ideal contratar apenas administradoras autorizadas pelo Banco Central, evitando qualquer tipo de intercorrência durante esse processo.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp