Para trabalhar como contador em Portugal, é necessário conhecer a legislação fiscal do país, já que ela é diferente da brasileira, porém, é possível atuar como contador em Portugal com a certificação brasileira, basta realizar um curso.
A Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) em Portugal atua de forma equivalente ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC) do Brasil, caso algum profissional decida ir para o País, a OCC será o órgão responsável pela regularização do profissional.
Paula Franco, bastonária da OCC, afirmou durante a Missão Empresarial FENACON, que existem diversas oportunidades para os contadores e empresários brasileiro no país lusitano.
Falta de talentos
A retenção de talentos é um desafio mundial para a área contábil e fiscal, mesmo não sendo uma carreira muito atrativa para os jovens, é importante trazer novos profissionais para essa área.
Na entrevista ao Canal da Fenacon, a bastonária portuguesa afirma que os jovens do país não se sentem atraídos pela contabilidade, o que gera uma escassez de profissionais.
Os jovens têm optado por outras carreiras na área de ciências econômicas, deixando de lado profissões como contador e auditor, gerando uma carência de profissionais.
Empreender em Portugal pode ser uma boa oportunidade de negócio, tendo em vista o acesso ao mercado europeu, que conta com mais de 400 milhões de pessoas.
Leia também: Prepare Sua Empresa Para As Mudanças No Sped Fiscal 2023
Oportunidades para o contador brasileiro em Portugal e suas dificuldades
Para “abrir um negócio em Portugal não é complicado, porém, é importante se fazer uma análise pontual do negócio em si”, declarou Marco Libório, contador português.
Segundo Libório, é importante perceber se o modelo ou o produto ou serviço a ser desenvolvido faz sentido, não só para Portugal, mas para a Europa.
Para trabalhar em Portugal como contador, é preciso conhecer a legislação fiscal portuguesa, que é diferente da brasileira.
Entretanto, é possível atuar no país lusitano com a certificação brasileira, desde que se faça um curso de equivalência das cadeiras e um exame para aferir essas disciplinas.
Na missão empresarial Fenacon, realizada em Portugal, a Ordem dos Contabilistas Certificados emprestou sua infraestrutura para a apresentação de oportunidades.
Leia também: Mudanças Que Vão Afetar Diretamente A Contabilidade Em 2023!
Conclusão
Para o contador brasileiro, a missão empresarial Fenacon, realizada em Portugal, foi uma apresentação de negócios e oportunidades, visando auxiliar na internacionalização das empresas.
Empreender em Portugal pode ser algo positivo, com acesso não só ao mercado lusitano, mas ao mercado europeu, porém, é necessário analisar todos os prós e contras.
Todo contador que tenha se interessado nessa oportunidade, deve se atentar à situação geopolítica e ao ambiente de negócios, ou seja, tudo deve ser bem analisado pelo profissional.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp