Nesta quinta-feira (30), o Vaticano informou que o papa Francisco foi diagnosticado com bronquite infecciosa após a realização de exames que confirmaram a doença.
Há uma expectativa que o pontífice “possa receber alta nos próximos dias”, com base no progresso esperado pelos médicos. Inclusive participar das comemorações da Páscoa.
Segundo informações Francisco já está medicado e tomando antibióticos, “que surtiram o efeito esperado”, de acordo com o boletim médico. Foi descartada a possibilidade do papa ter contraído a covid-19.
De acordo com o Vaticano, o papa Francisco já está demonstrando sinais de melhora e aos poucos voltando a trabalhar. Segundo o representante Matteo Bruni. Francisco tomou café da manhã, leu jornais e recebeu a eucaristia.
Francisco, 86 anos, vem também se queixando de dores no joelho causadas por uma artrose, o que o forçou a usar uma cadeira de rodas.
Conheça a bronquite infecciosa
A bronquite infecciosa é um tipo de infecção mais comum durante os meses de inverno e está associada com infecções por vírus respiratórios, hinovirus, coronavírus, influenza e adenovírus (bronquite viral ou vírica).
A bronquite caracteriza-se por uma inflamação do revestimento dos brônquios. Os brônquios são uma espécie de “tubos” que aquecem e umidificam o ar e o transportam até aos pulmões. Esta inflamação brônquica provoca tosse com expectoração, por vezes, mucosa.
Bronquite aguda
Como o nome diz, é uma doença que começa de repente, e costuma durar de cinco dias a quatro semanas. Nesse caso, a inflamação nos brônquios é de origem infecciosa. Os principais causadores são vírus (como influenza e parainfluenza). Em casos raros, germes como o Mycoplasma pneumoniae e a Chlamydia podem deflagrar bronquite.
A exposição eventual a agentes irritantes, como poluentes e produtos químicos, também pode inflamar a traqueia e os brônquios, causando um quadro semelhante ao da bronquite aguda.
Sintomas As principais manifestações da bronquite aguda são:
- Tosse (seca ou produtiva)
- Falta de ar ou dificuldade para respirar
- Chiado no peito Febre e/ou mal-estar.
O antibiótico só é prescrito quando há suspeita de infecção bacteriana. Remédios para inibir a tosse à base de codeína devem ser evitados, ou indicados pelo médico apenas para alívio temporário quando a tosse é muito intensa.
Leia Também: Receita Federal Esclarece Dúvidas Sobre A Declaração De Operações Com Criptoativos
O papa poderá ter alta neste sábado (1º)
O Vaticano informou que o papa Francisco poderá ter alta neste sábado (1º) e participar das comemorações de Páscoa. O cardeal Giovanni Battista Re, líder máximo do colégio cardinalício disse que Francisco estará presente em todos os ritos da Páscoa, ao contrário do que havia sido informado na quinta-feira (30). Ele presidirá as cerimônias da Semana Santa, mas não vai ler nem celebrar toda a eucaristia.
Francisco ainda está internado na Clínica Gemelli, em Roma, o papa reage bem ao tratamento de uma infecção pulmonar.
O papa foi internado na quarta-feira (29), após a audiência geral. Ele reclamou de uma pressão no peito, que provocou dificuldade de respirar.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp