Empresas do grupo:

Início » NFS-e MEI: municípios podem acessar plataforma

NFS-e MEI: municípios podem acessar plataforma

por Ana Luzia Rodrigues
4 minutos ler

No ano passado, o Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) aprovou a Resolução CGSN nº 169, de 27 de julho de 2022, que trata da emissão de nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e) por microempreendedores individuais (MEI). 

Essa Resolução determinou a padronização da nota fiscal de serviços MEI, além da emissão da NFS-e gratuitamente pelo Portal do Simples Nacional e gratuitamente por dispositivos móveis.

Mas porque essa padronização? A iniciativa deu-se pelo fato de existirem centenas de padrões de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica em todo país. Esses padrões foram criados pelas empresas de software que cuidam da NFS-e dos municípios, contratadas através de licitações.

A partir de setembro, esse será o novo padrão de envio das notas fiscais sociais eletrônicas (NFS-e) para o microempreendedor individual (MEI).

Leia também: ATENÇÃO! NFS-E Nacional Para MEI Será Obrigatória Apenas Em Setembro

Padronização obrigatória a partir de setembro

O Emissor Nacional já colocou à disposição o programa desde janeiro de 2023, mas só será obrigatório a partir de setembro. Portanto, esse novo sistema deverá ser utilizado pelos MEIs para enviar documentos à Receita Federal, sendo que o acesso ocorre através de um site ou do aplicativo, por celulares e tablets.

Nesta plataforma, o microempreendedor conseguirá emitir as notas fiscais virtuais apenas informando seus dados e o tipo de serviço que presta. Vale destacar um detalhe interessante desse novo sistema, que é emitir as notas mesmo sem a identificação do tomador.

Além disso tudo, a plataforma ainda permite que a nota seja emitida mesmo que o MEI não consiga acessar a internet no momento da emissão. 

Isso porque o novo programa consegue armazenar as informações prévias do microempreendedor e transmiti-las ao documento assim que houver reestabelecimento da conexão com a internet.

Como emitir NFS-e pelo Portal do Simples Nacional

Desde 1º de janeiro de 2023 o programa está disponível para os prestadores de serviços sem incidência de ICMS. 

Dessa forma, o processo será simples e rápido, com poucos passos:

  • Acessar o portal do “Simples Nacional”;
  • Preencher o CPF ou CNPJ do tomador, colocar o serviço e valor;
  • Fazer a emissão da Nota Fiscal;
  • E então, quem está “recebendo a NFS-e” vai ver uma notificação em seu celular e pode visualizar a nota.

Leia também: NFS-E Nacional: Conheça Todos Os Benefícios Para As Empresas Que…

Acesso à plataforma

A Receita Federal informa que todos os municípios podem acessar as notas fiscais de Serviços eletrônica (NFS-e), no padrão nacional, emitidas por Microempreendedores Individuais (MEI). Essa possibilidade estava disponível apenas para os entes conveniados.

As emissões ocorrem a partir dos emissores públicos disponibilizados que são:

– Emissor Web (versão para navegador): https://www.nfse.gov.br/EmissorNacional;

 – NFS-e Mobile (versão para dispositivos móveis): disponível na App Store (Apple) e Play Store (Google).

Os agentes municipais autorizados poderão também acessar o ambiente de testes do Painel Administrativo Municipal (PAM). Esse painel é responsável pelas configurações municipais na plataforma em relação às suas respectivas legislações.

Você também pode gostar

Leave a Comment