Nesta quarta-feira (24) o Senado Federal aprovou a aplicação de multa para os motoristas profissionais que não fizerem o exame toxicológico. Para entrar em vigor precisará da sanção presidencial.
O item faz parte do texto de uma Medida Provisória enviada em janeiro, pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva, que faz alterações no Código de Trânsito Brasileiro.
O exame toxicológico é uma análise que tem como objetivo central identificar a presença de substâncias psicoativas, as drogas, no organismo.
Pelo teste é possível saber o que foi consumido pela pessoa em avaliação nos 90 dias que antecederam a coleta. Também é possível adquirir mais informações do que nos exames tradicionais de sangue e de urina, por exemplo.

Suspensão da exigência
Em 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro editou uma Medida Provisória (MP) que suspendia a exigência da multa até julho de 2025.
Os parlamentares analisaram a MP na forma de um projeto de lei de conversão, aprovado na Câmara dos Deputados. O texto modificou a versão original enviada pelo Executivo e incorporou, total ou parcialmente, 38 emendas.
O texto aprovado pelo Senado transfere aos órgãos municipais de trânsito a prerrogativa de fiscalizar infrações como estacionamento irregular, excesso de velocidade, falta de sinalização de obstáculos na via, veículos transitando de forma inadequada e guinchar veículos abandonados ou acidentados para depósito.
Leia Também: Ninguém Acerta As Seis Dezenas Da Mega-Sena, E Prêmio Vai A R$ 45 Milhões
Veja as substâncias que um exame toxicológico pode reconhecer
- Anfetamina, estimulante da atividade do sistema nervoso central;
- Cocaína e derivados, como o crack;
- Codeína;
- Ecstasy, conhecido como “bala” (MDMA, MDA, MDE);
- Maconha e seus derivados, como skunk e haxixe;
- Metanfetaminas, como meth, ice e speed;
- Heroína;
- Morfina;
- Também é possível identificar diversos outros tipos de drogas.
De acordo com os laboratórios, álcool e cigarros não são testados no exame toxicológico. Mesmo assim, caso a informação seja solicitada, a detecção do álcool pode ser feita em outras análises laboratoriais.
O que é usado como amostra para o exame?
Para fazer o exame toxicológico é muito simples e indolor. Geralmente é coletado cabelo ou pêlos do corpo. A exigência é que os fios devem ter, no mínimo, quatro centímetros de comprimento.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp