Assim como os futuros advogados precisam prestar provas na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), os futuros profissionais de contabilidade precisam prestar o Exame de Suficiência de Contabilidade. Este exame é organizado pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) para os bacharéis e técnicos em Ciências Contábeis.
Resumindo, todo o futuro profissional contábil deve prestar o exame antes de atuar no mercado, pois ele é um pré-requisito para obtenção do registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Os locais de prova estão aptos à consulta.
Leia também: Exame De Suficiência: Dicas Para Se Preparar E Realizar Boa Prova
Como é o Exame de Suficiência de Contabilidade?
Por meio da avaliação, o contador recém-formado geralmente responde a 50 questões objetivas que abrangem diversos fundamentos e disciplinas da Contabilidade, de modo que o candidato demonstre sua capacidade, prática e conhecimentos necessários.
Assim, para ser aprovado no Exame de Suficiência de Contabilidade, o candidato precisa acertar pelo menos 50% das questões. Após realizado o exame, se aprovado, o candidato tem o prazo de dois anos para realizar a inscrição no CRC e, assim, obter o registro de contador profissional.
A prova abrange as seguintes assuntos:
- Contabilidade Geral;
- Contabilidade de Custos;
- Contabilidade Aplicada ao Setor Público;
- Contabilidade Gerencial;
- Controladoria;
- Noções de Direito e Legislação Aplicada;
- Matemática Financeira e Estatística;
- Teoria da Contabilidade;
- Legislação e Ética Profissional;
- Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade;
- Auditoria Contábil;
- Perícia Contábil;
- Língua Portuguesa Aplicada.
Consultar os locais das provas
As informações podem ter acesso no site da banca da prova, Consulplan. São de exclusiva responsabilidade do examinando a identificação correta de seu local de realização da prova objetiva, bem como o comparecimento no horário determinado.
A prova objetiva acontecerá no dia 24 de setembro de 2023 (domingo), no turno da manhã, das 10h às 14h, observando o horário de Brasília (DF). Os examinandos também podem consultar os cartões de Comprovação de Inscrição (CCI), além do resultado da análise dos pedidos de atendimento especial.
Por fim, o candidato que acertar, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) do total das questões, ou seja, 25 (vinte e cinco) pontos, terá aprovação.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp