A plataforma de criação e lojas virtuais, Nuvemshop, realizou um estudo, denominado “Aquecimento Black Friday 2023”, desenvolvido com uma amostra da base de pequenos e médios empreendedores durante o mês de agosto de 2023.
O estudo constatou que 86% dos pequenos e médios empreendedores apostam nas redes sociais como principal ferramenta para a divulgação da Black Friday em 2023.
A rede social Instagram, se destacou, em relação à Black Friday de 2022, quando apenas 54% dos lojistas usaram esse aplicativo para divulgar promoções
“As redes sociais são grandes aliadas dos empreendedores pois reúnem construção de marca, vitrine de produtos, atendimento ao cliente, interação com o público e possibilidades de integração com a loja online no mesmo lugar e de forma gratuita, ainda tendo espaço para promoções pagas iniciando com baixos investimentos. O aumento do uso delas é reflexo do amadurecimento das PMEs e da solidificação do e-commerce no Brasil”, comenta Mylena Gama, gerente sênior de estratégia de marca para a América Latina na Nuvemshop.
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Além do Instagram
Outras redes sociais, ferramentas e aplicativos também foram estudados pelo “Aquecimento Black Friday 2023”. Confira:
- Whatsapp, escolhido por 62,5%;
- E-mail marketing, usado por 34,5%;
- Contratação de influenciadores digitais, foi citado por 18% dos entrevistados;
- Live commerce, será utilizada por 15%, modalidade de venda online durante uma transmissão de vídeo ao vivo.
Estratégias para a Black Friday
O mostrou quais são as principais estratégias de vendas que as PMEs utilizarão para a Black Friday de 2023.
Segundo o estudo, 58% dos oferecerão cupom de desconto para produtos no site e 56,5% descontos em produtos selecionados na loja online.
Outras ações utilizadas pelos lojistas serão brindes (34,5%), kits de produtos com desconto (31,5%) e frete grátis para todo o Brasil (27,5%).
Além disso, 17.5% das PMEs oferecerão entrega rápida.
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“A Black Friday é um período altamente competitivo e, para se destacar, as empresas precisam ser criativas e oferecer ofertas que realmente chamem a atenção dos consumidores. Descontos e brindes são ferramentas estratégicas que podem aumentar a fidelização, já que os clientes se sentem valorizados e recompensados por sua lealdade à marca, além de promover a melhor experiência de compra para os consumidores”, aponta Mylena.
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