No Brasil, as alíquotas do imposto de importação são de 0% para veículos elétricos e de até 4% para híbridos, enquanto os veículos equipados com motor de combustão interna pagam 35%.
Em um cenário onde o mercado deste tipo de veículo cresce significantemente, chegando à marca de 10.000 unidades mensais.
Se compararmos os oito meses de 2023, foram 49.052 emplacamentos de eletrificados leves, praticamente o resultado total do ano de 2022, (49.245).
Leia também: 10 Maneiras De Pagar Menos Imposto De Renda
O fim da isenção
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) enviou, nas últimas semanas, uma proposta para acabar com a isenção do imposto de importação para carros elétricos no Brasil.
A proposta foi encaminhada pela pasta para a Câmara de Comércio Exterior, que tomará a decisão, até novembro.
Imposto de importação
A cobrança do imposto sobre a importação de veículos elétricos, foi zerado em 2015, no Brasil.
Alíquota de importação de veículo elétricos deve ser progressiva, podendo chegar a até 35% do valor da compra, o que era cobrado antes de 2015.
Justificativa
A justificativa do governo para o fim da isenção, é a estimulação da indústria nacional de veículos elétricos, uma das principais interessadas na retomada do imposto de importação
leia também: Governo Anuncia Novidades Na Isenção Do Imposto De Renda
Quando começará a cobrar?
Ainda não se sabe quando a nova medida entrará em vigor, o ainda em debate e aguarda definição do vice-presidente e ministro da pasta, Geraldo Alckmin.
Vale lembrar que a isenção da tarifa de importação foi anunciada há cinco anos e tinha como objetivo incentivar a vinda de novas tecnologias de propulsão, mais limpas, mas não tinha data definida para terminar.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp