Existem muitas oportunidades no mercado da contabilidade, afinal de contas, no Brasil, há mais de 20 milhões de empresas, principalmente pequenas e médias, que precisam de um contador para lidar com as obrigações legais e os impostos.
A questão é que muitos serviços têm se tornado totalmente automatizado, requerendo atenção.
Opinião de especialista
De acordo com Carla Martins, vice-presidente do SERAC, a tecnologia pode auxiliar no ganho de produtividade dos contadores, porém, quando todos os serviços se tornam automatizados, a contabilidade se transforma em commodity.
“As contabilidades on-line estão ganhando espaço, mas não podem substituir a conexão emocional e pessoal com os empresários”, diz.
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Para Carla, é fundamental que o contador se conecte com os empresários e seja eficiente na entrega dos serviços.
“O que a gente pensa a máquina substitui, o que a gente sente não. Ofereça um bom planejamento tributário e seja eficiente nas entregas, pois isso gera confiança”, orienta.
O cliente sempre volta
Uma grande vantagem do mercado contábil, segundo a especialista, é a possibilidade de recorrência.
“A partir do momento em que você conquista o cliente e faz um bom trabalho, a recorrência é enorme e sua empresa pode prosperar absurdamente”, afirma.
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É por essa razão que, segundo a vice-presidente do SERAC, fortalecer a conexão com os clientes é importante.
“Quando você traz clareza, visão de dono e faz um planejamento estratégico dando eficiência tributária para o negócio, você ganha relevância e ganha pontos com o empresário. A partir daí, são muitas as oportunidades!”, conclui.
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