O trabalhador com direito ao saque do PIS Pasep do ano-base 2021, referente ao ano fiscal 2023, deve ficar a postos. O prazo para retirar o dinheiro, cujo valor atinge até um salário mínimo, vence em dezembro.
O Programa de Integração Social (PIS) tem como alvo os trabalhadores do setor privado, que tem como base a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Além disso, os pagamentos ocorrem pela Caixa Econômica Federal.
Todavia, o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) se destina a servidores públicos e empregados de empresas públicas e de economia mista, e os pagamentos ocorrem pelo Banco do Brasil.
Durante o ano de 2023, o abono salarial foi distribuído a todos os empregados que estiveram na ativa com registro em carteira durante 2021. O início das distribuições ocorreu em fevereiro e encerrou em julho.
Leia também: Regras Para Receber O Abono Salarial O PIS/Pasep 2024
Quem pode sacar?
Além das condições mencionadas acima, é preciso cumprir algumas especificidades para ter acesso ao PIS Pasep 2023. É necessário ter ganho até dois salários mínimos de remuneração mensal no ano base e ter trabalhado por, pelo menos, 30 dias.
O beneficiário deve estar cadastrado há no mínimo cinco anos no Fundo de Participação PIS-Pasep ou no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
Valor e data limite para saque do PIS/Pasep 2023
Anualmente, o abono salarial tem como valor máximo até um salário mínimo vigente na data de pagamento. Em 2023, quem sacou o benefício até maio recebeu o valor máximo de R$ 1.302.
Todavia, já os saques que ocorreram a partir de maio tiveram seu cálculo com base no novo valor do salário mínimo (R$ 1.320).
Os trabalhadores que contribuíram durante todos os 12 meses de 2021 tiveram direito a receber o valor máximo, enquanto aqueles que trabalharam parcialmente nesse período receberam um valor proporcional.
O prazo final para retirar o PIS Pasep 2023 é 28 de dezembro. Os saques devem ocorrer nas agências responsáveis ou via plataformas digitais. Após essa data, o beneficiário terá que solicitar o saque do benefício à entidade competente. Vale lembrar que o dinheiro do abono salarial permanece disponível para saque por até cinco anos.
Por fim, as consultas sobre o direito de saque do PIS/Pasep podem ocorrer no aplicativo Carteira de Trabalho Digital no portal gov.br, ou pelo telefone 158.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp