A Receita Federal (RFB) dá prosseguimento aos lotes residuais do Imposto de Renda 2023. Em outubro, ocorreu o pagamento do 1° lote. Agora, a Receita abre a consulta ao 2° lote a partir desta quinta-feira, dia 23 de novembro. Os pagamentos ocorrem no dia 30.
Os lotes residuais incluem os contribuintes que caíram na malha fina, mas que já regularizaram a sua situação junto à Receita Federal. Desse modo, é possível ter acesso aos valores.
O crédito bancário para 358.737 contribuintes têm um valor total de R$ 762.906.928,68. Desse total, ficou assim distribuído:
- R$ 524.811.239,34 referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade,
- 5.774 contribuintes idosos acima de 80 anos,
- 58.060 contribuintes entre 60 e 79 anos,
- 6.654 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave,
- 14.863 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e, por fim,
- 129.019 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.
Foram contemplados ainda 144.367 contribuintes não prioritários.
Vale ressaltar que os valores vão direto para conta indicada por cada contribuinte na declaração do Imposto de Renda. Além disso, o valor cai de forma corrigida, segundo a taxa Selic.
Leia também: Tenho Que Declarar O Saque Do FGTS No Imposto De Renda?
Como consultar
A consulta à restituição pode ser feita no site receita.fazenda.gov.br e no Portal e-CAC. Veja como realizar o procedimento a seguir:
Consulta pelo site da Receita Federal
- Acesse o site;
- Clique em “Imposto de Renda”;
- Na página seguinte, vá em “Consulta a Restituição”;
- Em “Etapas para a realização deste serviço”, clique em “Consultar Restituição IRPF”;
- Informe CPF, data de nascimento, caracteres que estão na tela e vá em “Consultar”. Em seguida, aparecerá as informações sobre sua restituição.
Consulta pelo portal e-CAC
- Acesse o Portal e-CAC e vá em “Entrar com gov.br”;
- Na página seguinte, informe o CPF e vá em “Continuar”;
- Depois, digite a senha e vá em “Entrar”;
- Em “Serviços em destaque”, vá em “Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)”;
- Na parte superior da página seguinte deve estar escrito “Declaração em Fila de Restituição”. Caso a restituição esteja neste lote, haverá a informação de que o pagamento está apto.
Caso o crédito não seja realizado, na hipótese de o contribuinte ainda estar na malha fina, a quantia ficará disponível para saque por até um ano no Banco do Brasil.
Assim, bastará reagendar a liberação dos valores através da Central de relacionamento do banco, pelos números 4004-0001 para capitais ou 0800-729-0001 para demais localidades.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp