A partir de 15 de novembro, a Caixa Econômica Federal interrompeu o pagamento do seguro DPVAT para vítimas de acidentes de trânsito devido à escassez de recursos.
A decisão foi tomada em uma reunião entre representantes do banco estatal e procuradores do seguro na última sexta-feira (17).
O seguro DPVAT é responsável por indenizar vítimas de acidentes de trânsito em todo o país. No entanto, sua administração está temporariamente a cargo da Caixa Econômica Federal desde 2021, seguindo um modelo emergencial.
A Caixa, por meio de comunicado à imprensa, explicou que, conforme as disposições legais em vigor, o pagamento das indenizações está condicionado à disponibilidade de recursos no Fundo DPVAT (FDPVAT) e às diretrizes da Resolução CNSP n° 457, de 28 de dezembro de 2022, Art. 5°, § 2°.
Portanto, o banco só aceitará solicitações de indenização DPVAT para acidentes ocorridos entre 1º de janeiro de 2021 e 14 de novembro de 2023.
Esses pedidos serão recebidos, desde que os recursos necessários para as indenizações estejam devidamente provisionados e continuem disponíveis.
DPVAT
O DPVAT, ou Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, é um seguro anual obrigatório para todos os proprietários de veículos automotores registrados no Brasil.
Seu pagamento é realizado junto com o IPVA, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.
O propósito do DPVAT é proporcionar suporte às vítimas de acidentes de trânsito, independentemente da culpa no ocorrido. Este seguro oferece três tipos de indenizações:
- Reembolso de despesas médico-hospitalares: Destinado ao reembolso de despesas médicas e hospitalares realizadas até 30 dias após o acidente. Isso inclui gastos com internação, cirurgias, medicamentos, órteses e próteses.
- Indenização por invalidez permanente: Concede indenização em casos de invalidez permanente decorrente do acidente, variando conforme o grau de invalidez.
- Indenização por morte: Oferece indenização em casos de óbito ocasionado pelo acidente, com um valor fixo de R$ 13.500,00.
Leia Também: Prepare-Se! Seguro DPVAT Voltará Em 2024!
Como solicitar?
Para solicitar a indenização DPVAT, é necessário apresentar os seguintes documentos:
- Boletim de ocorrência (BO) do acidente;
- Documentos pessoais da vítima (RG, CPF e comprovante de residência);
- Laudo médico que comprove o acidente e a invalidez ou morte, se aplicável.
O pedido de indenização pode ser realizado diretamente na Caixa Econômica Federal, que é a seguradora responsável pelo DPVAT. Além disso, é possível efetuar a solicitação pela internet, por meio do site da Caixa.
O DPVAT representa um instrumento crucial de proteção social, assegurando assistência às vítimas de acidentes de trânsito.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp