Os profissionais da Contabilidade têm até o dia 31 de janeiro para enviar o relatório do Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) com a realização de atividades de educação profissional continuada em 2023.
A prestação de contas das atividades de 2023 é obrigatória para os profissionais listados pela norma NBC PG 12 (R4)e a pontuação mínima obrigatória a ser cumprida é 40 pontos.
As atividades relacionadas no documento devem completar 40 pontos, que devem corresponder à categoria profissional do declarante.
Para atingir a pontuação, devem ser informadas as atividades pontuadas realizadas de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, observando-se os limites mínimos e máximos da pontuação em atividades de docência, produção intelectual, atuação como participante e aquisição de conhecimento.
Leia também: Atenção Contador: Você Já Cumpriu O Prazo Da Educação Continuada?
Confira o passo a passo para o preenchimento do relatório de atividades
- acesse o Sistema EPC Web (https://epc.cfc.org.br/) e faça login com seu CPF e a senha de acesso ao sistema;
- no menu localizado ao lado esquerdo da tela, você visualizará as seguintes tarefas: “Minhas Atividades” e “Prestação de Contas”;
- em “Minhas Atividades”, é possível visualizar os submenus para cadastro das atividades realizadas durante o exercício que se planeja prestar contas. Nesse menu será possível cadastrar as atividades de docência, orientação e banca, comissões técnicas, cursos no exterior, produção intelectual e disciplinas concluídas nos cursos de graduação e pós-graduação;
- para cadastrar uma atividade, clique no menu correspondente à sua atividade e clique em “Adicionar”;
- preencha o formulário e adicione os comprovantes de participação;
- confira as informações preenchidas e clique em “salvar”;
- após realizar a inclusão de todas as atividades, clique em enviar e confirme a operação.
Leia também: Importância Das Empresas De Contabilidade Para Os Negócios No País
O que acontece se o contador não enviar?
O não envio do relatório constitui infração às Normas Brasileiras de Contabilidade e ao Código de Ética Profissional do Contador, inclusive com baixa do Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) ou do Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC).
Atenção!
Não deixe para a última hora! A não validação do Relatório de Atividades de EPC no prazo é uma infração ao Código de Ética Profissional do Contador, passível de processo administrativo no CRC conforme penalidades previstas, além da baixa do registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (Cnai) e do Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC).
Lembre-se de atualizar a função exercida no próprio relatório de atividades.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp