INSS: Cirurgia na coluna dá direito a aposentadoria ou auxílio-doença?

É possível que dores na coluna gerem o direito à aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença? Quando deve solicitar um ou outro?

O segurado pode solicitar ambas dependendo da gravidade do caso. Em outras situações, pode ser solicitada até mesmo a antecipação da aposentadoria.

O que é a incapacidade para o trabalho? É a impossibilidade de desempenhar as atribuições definidas para os cargos, funções ou empregos,

provocadas por alterações patológicas decorrentes de doenças ou acidentes. Incapacidade é diferente de doença. Afinal, dependendo da enfermidade, ela não deixa a pessoa incapaz de trabalhar.

Isso tudo vai depender da gravidade de cada caso. Ao analisar se uma pessoa está ou não incapacitada para o trabalho também é necessário saber se essa incapacidade é temporária ou permanente.

Uma incapacidade é temporária quando, segundo a medicina, existe uma expectativa da pessoa melhorar e voltar a trabalhar.

Já a incapacidade permanente, os médicos não possuem uma expectativa de recuperação. Pode até ser que exista uma possibilidade,

mas essa é tão pequena que a maioria dos médicos diz que não há recuperação. Neste caso, estamos diante de uma incapacidade permanente.

Portanto, se o segurado realizou uma cirurgia na coluna será preciso passar por uma perícia médica a fim de avaliar o grau de gravidade.