Empresas do grupo:

Início » Saiba qual o prazo para a efetuar a declaração do DASN-MEI 2024

Saiba qual o prazo para a efetuar a declaração do DASN-MEI 2024

por Leonardo Grandchamp
3 minutos ler
Saiba qual o prazo para a efetuar a declaração do DASN-MEI 2024

O Microempreendedor Individual (MEI) é uma categoria empresarial que proporciona a formalização de pequenos negócios de maneira simplificada e com vantagens tributárias. Todo ano, o MEI deve fornecer à Receita Federal a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), um documento que resume a movimentação financeira anual da empresa. Essa declaração é obrigatória mesmo para os MEIs que não tiveram entrada de dinheiro no ano anterior e tem como prazo limite o dia 31 de maio de 2024 para relatar os ganhos referentes a 2023.

Leia também: DASN Ou DASN-SIMEI: Confira O Guia Completo

Como Fazer a Declaração do DASN-MEI?

Para cumprir com essa obrigação, o empreendedor precisa estar ciente do formato adequado à situação atual de sua empresa. Existem duas formas de envio da DASN-SIMEI: “Situação Normal” e “Situação Especial”. A primeira é destinada aos MEIs com CNPJ ativo, incluindo aqueles que foram desenquadrados da categoria, mas não encerraram suas atividades. Já a segunda é para a declaração de ganhos de empresas com CNPJ inativo.

Para fazer a declaração, o procedimento é relativamente simples:

  • Acesse a página do Simples Nacional no site da Receita Federal e insira seu CNPJ;
  • Escolha o ano da declaração;
  • Informe a Receita Bruta Total obtida no ano com vendas e/ou serviços;
  • Indique se possui funcionários;
  • Revise as informações e conclua o processo.

Se houver pendências de declarações anteriores, a entrega do documento mais recente não será possível até que essas pendências sejam regularizadas. Uma multa mínima de R$ 50 será aplicada no caso de declarações atrasadas.

Leia também: MEI Excluído Do Simples Nacional Recebeu Prazo Para Regularização

Consequências da Falta de Declaração

Após o prazo estipulado, o MEI tem até 90 dias para entregar a declaração, sob o risco de ter seu CNPJ restrito. A permanência nessa condição irregular pode impedir transações bancárias, e a falta da DASN-SIMEI pode tornar inapto o CPF do empreendedor, dificultando o acesso a serviços financeiros, como obtenção de crédito. Para verificar se a declaração foi enviada com sucesso, é possível consultar o status no Portal do Simples Nacional, seguindo as instruções fornecidas.

Você também pode gostar

Leave a Comment