Você já ouviu falar na Declaração de Benefícios Fiscais (DBF), mas não sabe como preenchê-la? Pois bem, aqui vamos tirar dúvidas, além da Receita disponibilizar video aulas para melhor auxiliar.
Mas, atenção ao prazo! A Declaração de Benefícios Fiscais (DBF) deve ser enviada anualmente à Receita Federal até o último dia útil de fevereiro, o atraso nesta obrigação pode gerar multa.
Diversos órgãos estão obrigados a realizar essa obrigação acessória. Todavia, o programa para envio da DBF está disponível no site da Receita Federal. O prazo para envio desta declaração é o último dia útil de fevereiro, 29, até as 23h59min59s (horário de Brasília). Portanto, restam poucas horas para o prazo expirar.
A apresentação da DBF fora do prazo leva à cobrança de multa, por isso é necessário atenção dos contribuintes obrigados ao seu envio.
Leia também: Últimos dias para pagamento das anuidades CFC/CRCs com desconto
Quem deve enviar a DBF?
Veja abaixo quem está obrigado a enviar a DBF em 2024:
-
Órgãos responsáveis pela administração das contas dos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente nacional, estaduais, distrital e municipais, no que diz respeito às doações efetuadas a esses fundos;
-
Órgãos responsáveis pela administração das contas dos Fundos dos Direitos do Idoso nacional, estaduais, distrital e municipais, no que diz respeito às doações efetuadas a esses fundos;
-
Diversos Ministérios, Secretarias e Agências.
O que deve constar na DBF?
Nesta obrigação é preciso que constem as seguintes informações relativas a:
-
Doações aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e aos Fundos do Idoso;
-
Investimentos feitos na produção de obras audiovisuais cinematográficas brasileiras;
-
Doações e patrocínios de projetos culturais e artísticos também devem constar na DBF em 2023;
-
Valores despendidos a título de aquisição do vale-cultura, do Programa de Cultura do Trabalhador;
-
Patrocínios ou doações no apoio direto a projetos desportivos e paradesportivos;
-
Projetos habilitados no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infra-Estrutura (Reidi);
-
Doações e aos patrocínios a projetos do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD).
Leia também: e-Financeira: leiaute do Módulo PP passa por adaptação
Receita preparou Video aula
Com o objetivo de apoiar aqueles que precisam transmitir a DBF, a Cidadania Fiscal da Receita Federal preparou uma vídeo aula, em quatro episódios objetivos e curtos, explicando o preenchimento dessa declaração. Todos esses vídeos estão disponíveis no canal YouTube da @RedeNAF.
Diversos Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) – parcerias de ensino-aprendizado da Receita Federal com instituições de ensino – podem apoiar aqueles que precisam enviar essa declaração, em especial os municípios que administram Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA) e Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa (FDI).
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp