Recentemente, foi publicado um decreto no PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) que trouxe algumas novidades quanto à portabilidade de vale-refeição e vale-alimentação para 2024. Agora, o funcionário poderá escolher em qual cartão terá o benefício.
A portabilidade desses benefícios é considerada pela lei; entretanto, ainda não é algo visto como regularizado. Para que isso aconteça, precisa partir do governo. Ou seja, o governo precisa regularizar essa portabilidade para que o empregado que tem esse direito consiga efetivar esse direito. Enquanto essa regularização não for feita, isso não acontece de forma obrigatória.
A intenção é que, a partir do segundo semestre deste ano, os funcionários que tenham acesso a esses benefícios consigam escolher em qual cartão receberão esse valor destinado para alimentação. Para isso acontecer, algumas estratégias devem ser adotadas. Entre elas, a criação de plataformas e o uso de novas tecnologias para realizar esse processo de transferências de forma facilitada e segura.
Leia também: Qual a diferença entre o vale-refeição e o vale-alimentação?
Neste contexto, algumas empresas estão começando a se destacar no que diz respeito a benefícios assim. Além dos créditos destinados para vale-refeição e vale-alimentação, muitas empresas, dos mais variados ramos e mercados, estão se adentrando e se aprofundando em mais tipos de benefícios.
A ideia é flexibilizar essas questões. Além dos vales, alguns benefícios que agregam itens como academia, terapia e vale-cultura estão entrando cada vez mais em alta, especialmente em empresas mais jovens ou que desejam agregar esses traços de modernidade ao modo de lidar com os funcionários.
Entretanto, o vale-refeição e vale-alimentação são um dos principais benefícios para um trabalhador. Esses benefícios podem ser atrativos na hora de atrair e reter talentos. Os funcionários valorizam benefícios que impactam diretamente em sua qualidade de vida.
Leia também: Trabalhador: Você conhece todos os benefícios oferecidos pela CLT?
Porém, é importante a empresa ponderar sobre um vale-alimentação com valor mínimo. Tudo para garantir que o benefício seja bem aproveitado. Isso depende de algumas condições, como a localidade da empresa.
Os hábitos alimentares também influenciam. Isso tudo precisa ser pensado pela empresa ao escolher como irá lidar com o benefício. A portabilidade do vale-alimentação e do vale-refeição oferece uma série de benefícios tanto para os trabalhadores quanto para as empresas. Ao permitir que os funcionários escolham onde utilizar esses benefícios, a flexibilidade e a autonomia crescem juntas, garantindo que possam atender melhor às suas necessidades individuais.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp