A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (12), o projeto que cria classificações específicas para os serviços de bronzeamento natural e artificial e de design de sobrancelhas, cílios, micropigmentação e depilação. Isso deverá facilitar a inscrição dos profissionais que atuam nessas áreas como microempreendedores individuais (MEI).
O projeto da Câmara (PLP 49/2022) recebeu voto favorável da relatora, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), e agora segue para análise do Plenário do Senado.
De acordo com o projeto, a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), utilizada na hora de abrir uma empresa, passará a conter o código 9602-5/03 para serviços de bronzeamento natural e artificial e o código 9602-5/04 para serviços de design de sobrancelhas, cílios, micropigmentação e depilação.
O projeto também deixa expresso na lei que tais serviços podem ser prestados por microempreendedores individuais.,
Leia também: Receita Federal aprensetou novas regras para o MEI. Confira
A relatora acredita que o projeto traz segurança jurídica, reduz a burocracia e ainda incentiva esse setor econômico.
— Atualmente, há cerca de 120 mil profissionais desses serviços no Brasil e, com a proposição, a tendência é aumentar, haja vista a maior facilidade que terão para se identificarem enquanto MEI e, consequentemente, formalizarem seu negócio — afirmou a relatora.
Caso seja aprovado, os Profissionais de Estética MEI poderão contar com diversos benefícios, veja os principais:
Simplicidade Tributária:
O MEI tem um sistema tributário simplificado, pagando um valor fixo mensal, o que facilita o controle financeiro e reduz a carga tributária.
Previdência Social:
Ao se tornar MEI, o profissional passa a ter acesso a benefícios previdenciários como aposentadoria por idade, por invalidez, auxílio-doença, entre outros.
Formalização do Negócio:
A formalização como MEI traz mais credibilidade ao profissional de estética, podendo facilitar a obtenção de crédito e parcerias comerciais.
Emissão de Nota Fiscal:
Como MEI, o profissional pode emitir nota fiscal para seus serviços, o que é fundamental para trabalhar com empresas e clientes que exigem esse documento.
Leia também: MEI 2024: quais os benefícios para essa categoria
Acesso a Serviços Bancários:
O MEI tem acesso facilitado a serviços bancários, como abertura de conta empresarial e obtenção de empréstimos e financiamentos.
Esses são apenas alguns dos diversos benefícios que os Profissionais de Estética poderão usufruir ao se tornarem Microempreendedores Individuais (MEIs).
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp