Nesta quinta-feira (30) é comemorado o Corpus Christi. A comemoração religiosa não é um feriado nacional, de acordo com o cronograma divulgado pelo Governo Federal e publicado no Diário Oficial da União. A data é considerada um ponto facultativo.
Como a confusão é algo bem comum entre trabalhadores, cabe destacar a diferença entre as modalidades em que a folga é algo garantido por lei e quando ela é facultativa.
Portanto, feriados consistem nas datas em que o descanso deve ser concedido ao funcionário sem que haja descontos salariais, isto é definido por lei. Por sua vez, há uma categoria de serviços que não param durante os feriados, trabalhadores que atuam nesse setores, podem cumprir o expediente, desde que os empregadores paguem o dobro da remuneração diária, ou concedam uma folga em um dia futuro.
Em relação aos chamados pontos facultativos, a concessão da folga será opcional, como o nome já sugere. A decisão de escolha pelo descanso ou não caberá à empresa ou ao decreto de cada estado ou município.
Em razão disso, empregadores que optarem pelo expediente nessas datas, não são obrigados a dar alguma bonificação, e ainda podem aplicar os devidos descontos no salário em casos de falta.
O que é Corpus Christi?
Corpus Christi surgiu em Liége, Bélgica, no século XII, como um movimento eucarístico na Abadia de Cornillon, fundada em 1124 pelo Bispo Albero de Liege.
A comemoração religiosa significa “corpo de Cristo” e celebra a Eucaristia ao relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. A data é celebrada sempre 60 dias depois do domingo de Páscoa.
Na festa religiosa da Igreja Católica, muitas pessoas se reúnem em diversas cidades brasileiras para a tradicional confecção dos tapetes como demonstração de fé e devoção.
A confecção com representações bíblicas e da fé católica é feita com o uso de serragem, sal, borra de café, areia, flores e outros.
Calendário de feriados e pontos facultativos de 2024
Confira abaixo a lista com os feriados nacionais e pontos facultativos do calendário publicado no Diário Oficial da União.
-
30 de maio, Corpus Christi (ponto facultativo);
-
31 de maio (ponto facultativo);
-
7 de setembro, Independência do Brasil (feriado nacional);
-
12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
-
28 de outubro, Dia do Servidor Público federal (ponto facultativo);
-
2 de novembro, Finados (feriado nacional);
-
15 de novembro, Proclamação da República (feriado nacional);
-
20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra (feriado nacional);
-
24 de dezembro, véspera do Natal (ponto facultativo após as 14h);
-
25 de dezembro, Natal (feriado nacional);
-
31 de dezembro, véspera do Ano Novo (ponto facultativo após as 14h).
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp