Empresas do grupo:

Início » Consignado poderá ter solicitação via Carteira de Trabalho Digital

Consignado poderá ter solicitação via Carteira de Trabalho Digital

por Ricardo
2 minutos ler

Nesta terça-feira, dia 4, o Conselho Curador do FGTS aprovou uma resolução que vai facilitar a tomada de empréstimos com desconto em folha por parte dos trabalhadores do setor privado. O empréstimo consignado poderá ser solicitado via carteira de trabalho digital, acessada por celular. 

A modalidade vai facilitar o acesso ao crédito para aqueles que trabalham em empresas que não têm convênios com bancos para descontar as parcelas do empréstimo diretamente dos salários dos funcionários.

Funcionamento

Para que o trabalhador possa solicitar o crédito consignado pela carteira de trabalho digital, será utilizada a plataforma FGTS Digital. Esta vai dispensar a realização de convênios entre empregadores e instituições financeiras. 

Por isso, a concessão de empréstimo será ampliada a mais trabalhadores, principalmente os de pequenas e médias empresas, que hoje não podem usufruir da modalidade.

Para fazer a simulação e contratar o empréstimo, os trabalhadores acessarão uma aba na carteira digital.

O app reunirá ofertas de consignado de mais de 80 instituições financeiras que já oferecem o consignado a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e colocará as propostas à disposição para análise do trabalhador, que poderá escolher qual melhor atender suas necessidades e que tiver a melhor proposta.

O objetivo da resolução é facilitar o acesso ao crédito consignado para aqueles que trabalham em empresas que não têm convênios com bancos para descontar as parcelas do empréstimo diretamente dos salários dos funcionários.

Os empréstimos consignados possuem algumas vantagens, como taxa de juros mais baixas, mas ainda é pouco disseminado entre os trabalhadores da iniciativa privada, sendo bem mais usado no setor público. 

O objetivo é expandir o uso também para esse setor, ampliando a modalidade a mais trabalhadores, principalmente os de pequenas e médias empresas, que hoje não podem usufruir da modalidade.

Você também pode gostar

Leave a Comment