Empresas do grupo:

Início » IR 2024: aberta a consulta ao 2° lote de restituição. Veja as prioridades

IR 2024: aberta a consulta ao 2° lote de restituição. Veja as prioridades

por Ricardo
4 minutos ler

A Receita Federal anunciou que a consulta ao 2° lote da restituição do Imposto de Renda 2024 está disponível a partir de hoje, dia 21 de junho. Todavia, o pagamento do lote será no dia 28 de junho.

A informação é que 5.755.667  contribuintes serão contemplados neste lote, somando o valor de R$ 8,5 bilhões, no dia 28 de junho.

Esse total refere-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade, sendo assim distribuído:

  •  140.360 contribuintes idosos acima de 80 anos, 

  • 1.024.071 contribuintes entre 60 e 79 anos, 66.287 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, 

  • 459.444 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério

  • 3.812.767 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX. 

Por fim, foram contemplados ainda 252.738 contribuintes, priorizados em razão do estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul (RS).

Leia também: O que fazer se você caiu na malha fina do Imposto de Renda?

Restituição do Imposto de Renda

Se você não teve a curiosidade de olhar, pode ir ao site Meu Imposto de Renda e na lista de serviços clicar em “Consultar a Restituição”. Para a consulta simples, basta informar o CPF, ano da declaração (2023) e a data de nascimento.

Se quiser informações mais detalhadas, basta ir ao portal e-CAC. Lá será possível saber o status de sua declaração e ainda descobrir se ficou alguma pendência ou divergência e se sua declaração está na ‘malha fina’. 

No e-Cac ainda é possível fazer a retificação de eventuais erros encontrados em sua declaração. Para acessar é preciso CPF, código de acesso (que você mesmo tem de gerar) e senha.

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 (um) ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Como ocorre  o pagamento da restituição?

O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. 

Neste caso, dá para reagendar o crédito dos valores pelo portal BB ou pelos telefones da central de relacionamento do banco, pelos números 4004-0001 para capitais, 0800-729-0001 para demais localidades ou 0800-729-0088, telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva.

Leave a Comment