Empresas do grupo:

Início » Claudio Nasajon: Saiba como falar bem transmitindo emoções nos e-mails

Claudio Nasajon: Saiba como falar bem transmitindo emoções nos e-mails

por jornalcontabil
1 minutos ler

Olá!

Não é raro que os e-mails causem mal-entendidos que poderiam ser evitados se soubéssemos transmitir mais claramente as nossas emoções nesse canal.

O fato é que o texto escrito não dá pistas sobre o nosso estado de espírito. Não tem tom de voz ou expressões faciais e, por isso, os mal-entendidos podem ocorrer facilmente se não soubermos como falar bem.

E pior, muitos superestimam a sua capacidade de transmitir emoções no e-mail usando símbolos, mas esquecem que as pessoas interpretam sinais de forma diferente.

É um erro achar que a pessoa que recebe a mensagem entenderá o significado dos emoticons, pontos de exclamação ou gírias da mesma forma que quem a envia. Você pode querer dizer que tudo não passou de uma brincadeira usando uma série infinita de “kkk’s” e o outro lado entender isso como um deboche, piorando a situação.

Declare explicitamente sua emoção

Então, a maneira mais simples de evitar confusão é declarar explicitamente a emoção que você deseja transmitir. Por exemplo, “Eu estou muito feliz com isso” ou “Eu estou confuso com aquilo”, ponto. Direto e simples.

Até a próxima!

Você também pode gostar

Leave a Comment