Empresas do grupo:

Início » FGTS Digital: mais agilidade na Geração das Guias Rescisórias

FGTS Digital: mais agilidade na Geração das Guias Rescisórias

O FGTS Digital evoluiu para ajustar automaticamente o vencimento dos débitos de empregados desligados entre os dias 1º e 9 do mês

por Ana Luzia Rodrigues
2 minutos ler
FGTS: Entenda o Saque-Aniversário e as Mudanças que Podem Impactar sua Demissão

O FGTS Digital é uma nova ferramenta de gestão do FGTS. O Ministério do Trabalho e Emprego informa que é uma nova forma de gestão integrada de todo o processo referente ao fundo, aperfeiçoando a arrecadação, a prestação de informações aos trabalhadores e empregadores, a fiscalização, a apuração, o lançamento e a cobrança dos valores devidos.

Nova funcionalidade

A partir do início da arrecadação por meio do FGTS Digital, a data de vencimento do FGTS mensal foi alterada para o dia 20 do mês subsequente. No entanto, nas rescisões de contrato de trabalho em que o desligamento com direito ao saque do FGTS ocorre entre os dias 1º e 9 do mês, o recolhimento referente ao mês anterior deve respeitar o prazo rescisório (D+10), conforme o art. 18 da Lei nº 8.036/1990.

Nessas situações, ao processar o desligamento no período mencionado, o sistema FGTS Digital ajusta automaticamente a data de vencimento do débito mensal referente ao mês anterior, antecipando-a para atender ao prazo de recolhimento rescisório.

Atualização 

Com o objetivo de facilitar o processo, foi implementada uma atualização no FGTS Digital, que ajusta automaticamente o vencimento dos débitos mensais de empregados desligados entre os dias 1º e 9 do mês. Dessa forma, ao utilizar as funcionalidades EMISSÃO DE GUIA RÁPIDA ou PARAMETRIZADA, o usuário já encontrará os vencimentos antecipados adequados à nova regra.

Além disso, na funcionalidade EMISSÃO DE GUIA PARAMETRIZADA, foi incluído o filtro “Vínculo Desligado com Direito ao Saque”, otimizando o procedimento de emissão de guias e garantindo maior praticidade ao usuário.

Pagamento por Pix

Com o novo sistema, os empregadores já podem fazer os pagamentos do FGTS via Pix. Isto faz com que o governo tenha menos custos com pagamentos e deixa a arrecadação mais rápida.

Você também pode gostar

Leave a Comment