O lançamento da nova inteligência artificial (IA) chinesa chamada “DeepSeek” abalou o mercado, provocando queda nas ações de grandes empresas de tecnologia. O aplicativo funciona de maneira similar ao ChatGPT da OpenAI.
A IA criada por uma empresa do país oriental, veio para competir contra outros grandes chatbots, mostrando ter uma capacidade igual ou superior, mesmo utilizando chips menos avançados.
O mercado de ações estadunidense foi abalado pelo lançamento deste novo programa, que é totalmente gratuito e possui código aberto, além de ser extremamente eficiente. O que marca o começo de uma nova disputa.
Acusações entre as empresas
A Microsoft e OpenAI são empresas parceiras e estão acusando a DeepSeek de ter utilizado ilegalmente os dados do ChatGPT para realizar o treinamento da sua inteligência artificial.
Segundo a empresa criadora do ChatGPT, a rival utilizou uma técnica chamada de “destilação”, onde os desenvolvedores extraem informações de modelos de IA consolidados para realizar o treinamento de modelos que estão se desenvolvendo. Uma investigação foi aberta para apurar o vazamento de dados.
“Obviamente, entregaremos modelos muito melhores, e também é legítimo e revigorante termos um novo concorrente! Faremos alguns lançamentos”, declarou Sam Altman, CEO da OpenAI.
Leia também:
- Fique por dentro dos 5 mecanismos de recolhimento de tributos instituídos pela Reforma Tributária sobre Consumo
- EFD-Contribuições: Publicada Nota Técnica 010 de 18/02/2025
- Saiu do MEI? Passo a passo para evitar problemas tributários e Multas
- A nova era das fraudes com criptomoedas, Milei e Inteligência Artificial
- Empregador Doméstico: Saiba como Emitir e Pagar o DAE eSocial Corretamente
Confira quem teve sua fortuna afetada pelo lançamento da DeepSeek
Como citamos, a DeepSeek abalou o mercado de ações dos Estados Unidos, principalmente as empresas ligadas à tecnologia. Confira abaixo os dados das 7 Magníficas e como elas foram afetadas pela IA chinesa:
Empresas — Variação do valor de mercado (US$):
Apple (AAPL) — +109 bilhões
Microsoft (MSFT) — -71 bilhões
Nvidia (NVDA) — -589 bilhões
Amazon (AMZN) — +8 bilhões
Alphabet (GOOGLE) — -101 bilhões
Meta (META) — +31 bilhões
Tesla (TSLA) — -30 bilhões
Consolidado — -643 bilhões
Os valores acima consideram o fechamento do pregão da última segunda-feira (27). As Sete Magníficas, são as empresas de tecnologia dominantes no mercado de ações estadunidense.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp