Em dezembro de 2024 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a autorização para o concurso público com 192 para ocupar os cargos do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal (PECPF).
As oportunidades são para ocupar cargos de nível médio e superior, o certame prevê oportunidades para contadores e para outras profissões. As provas podem acontecer ainda este ano.
Outro concurso da Polícia Federal (PF) com mais de 2000 vagas também foi confirmado, 2025 promete ser bastante agitado para os concurseiros. Para conhecer mais sobre as oportunidades, confira os próximos tópicos e se informe melhor.
O que é o PECPF?
O concurso para o Plano Especial da Polícia Federal tem como objetivo realizar o concurso para selecionar profissionais de nível médio e superior para ocupação de cargos administrativos do órgão.
Ao todo, estão previstas 192 vagas para os cargos de Agente Administrativo (nível médio) e carreiras administrativas de nível superior. O cargo de nível médio é o com mais oportunidades (100), mas a competição também será muito maior.
Ainda não temos mais informações sobre o cadastro de reserva do concurso, será preciso aguardar a publicação do edital.
Cargos para o concurso da Polícia Federal
Confira abaixo como serão distribuídas as 192 vagas:
- Agente Administrativo (100) – nível médio;
- médico (35);
- assistente Social (13);
- técnico em assuntos educacionais (10);
- contador (9);
- administrador (6);
- psicólogo (6);
- estatístico (4);
- técnico em comunicação social (3);
- enfermeiro (3);
- farmacêutico (2); e
- nutricionista (1).
Leia também:
- Quais os principais desafios e oportunidades para os contadores em 2025?
- Como surgiram os impostos que pagamos hoje?
- CRT-4 : erros podem impedir MEI de emitir nota a partir de abril
- Reoneração da Folha de Pagamento: Entenda os Impactos e Estratégias para sua Empresa
- EFD-Reinf tem prazo de envio até dia 17. Veja mais detalhes desta obrigação
Edital e a prova
O concurso foi autorizado no começo de dezembro, com isso, a Polícia Federal, responsável pelo concurso, tem o prazo de, no máximo, seis meses para a publicar o edital de abertura com os detalhes.
O tempo mínimo entre o edital e a primeira prova do certame é de dois meses, portanto, existe a possibilidade dela acontecer ainda em 2025, porém, é importante aguardar a publicação do edital antes de confirmar.
Segundo a nota publicada pela PF, o provimento dos cargos, após homologação do resultado final do concurso, está condicionado à adequação orçamentária e financeira.