A fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem se tornado notícia por conta do longo tempo de espera, muitos segurados estão aguardando respostas para as suas solicitações por mais de 30 dias.
Os números de novembro de 2024 foram divulgados recentemente, onde quase 2 milhões de beneficiários estavam aguardando respostas para os seus requerimentos, mas essa demora pode acabar nos próximos meses.
O INSS divulgou recentemente que está realizando uma ação extraordinária cujo objetivo é reduzir a fila e o tempo de espera por benefícios.
A Fila
A redução da fila do INSS foi uma promessa de campanha do presidente Lula, entretanto, como foi divulgado recentemente, milhões de pessoas estão aguardando um tempo além do previsto para obter uma resposta.
As últimas informações disponíveis são referentes ao mês de novembro de 2024, onde 1.985.090 requerimentos estavam aguardando resposta. Algumas medidas já foram tomadas pelo governo, mas sem o sucesso esperado.
A fila de solicitações de benefícios do INSS teve um aumento de 46,6% durante a greve de 114 dias do órgão, que durou entre julho e novembro de 2024. Durante as promessas de campanha, foi comentado até mesmo zerar a fila, mas logo a equipe do governo viu que isso é uma missão muito difícil
Leia também:
- Imposto de Renda 2025: último ano para envio de recibos de saúde físicos
- Lula faz anúncios sobre Pé-de-Meia e Farmácia Popular em rede nacional
- Contabilidade: Inscrições para EQT 1/2025 seguem abertas até dia 6 de março
- Exame de Suficiência de 1/2025 tem mais de 47 mil inscritos
- Contador, confira 3 dicas para cuidar da sua saúde mental
Fila de espera do INSS deve reduzir nos próximo meses
O INSS anunciou, uma ação extraordinária que tem como finalidade a redução da fila e o tempo de espera dos segurados do INSS. A medida está prevista na Portaria n.º 58, publicada na última segunda-feira (24/02), o tempo de vigência é de 3 meses e 500 servidores vão trabalhar com esse objetivo.
“A ação extraordinária vai priorizar os requerimentos na seguinte ordem: acertos pré e pós-perícia dos benefícios por incapacidade, salário-maternidade, pensão por morte, benefícios assistenciais que não tenham pendências de avaliação social ou perícia médica e aposentadorias (exceto por incapacidade permanente)”.
Além disso, a partir de 1º de março, o adicional de 30% na meta de produtividade dos servidores será aplicado para quem trabalha por atividade na modalidade teletrabalho e em regime de execução integral.

Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp