É inegável que para a grande maioria dos brasileiros o que mais importa é conseguir receber o dinheiro da restituição e, quanto mais rápido esse valor estiver em mãos, melhor é para os brasileiros.
Existe um grupo específico de pessoas que recebe a sua restituição antes de outros contribuintes, por possuírem prioridade eles recebem seu dinheiro retido nos primeiros lotes.
Existem também algumas dicas que podem te ajudar a receber sua restituição antes de outras pessoas, confira os próximos tópicos e se informe melhor sobre o IR 2025.
Quais são os grupos prioritários no Imposto de Renda?
A ordem de prioridade no recebimento da restituição (com base nas regras mais recentes) é seguinte:
- Idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
- Idosos com idade superior ou igual a 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição via PIX;
- Demais contribuintes.
Entretanto, o PDF de Perguntas e Respostas do Imposto de Renda de 2024 destaca uma mensagem importante sobre o funcionamento da prioridade na restituição do Imposto de Renda:
“A prioridade leva em conta a data da última declaração transmitida, processada e sem pendências. Havendo empate nos critérios, terá prioridade, dentro de um mesmo grupo prioritário, quem tiver apresentado a declaração primeiro”.
Leia também:
- Reforma Tributária: Lei Complementar traz nova regra, gerando maior complexidade ao novo modelo
- Síndicos e condomínios precisam declarar Imposto de Renda?
- Como escritórios contábeis podem conquistar mais clientes e otimizar a eficiência na temporada do IR 2025?
- Como Escolher os Melhores Nichos para Elevar a Receita de Empresas Contábeis
- Capital de Giro: 10 Erros que Você Não Pode Ignorar
Como receber primeiro?
Se você não é idoso, não sofre de moléstia grave e não é professor, existe um grupo que pode te ajudar, como já mostramos acima: é possível receber um certo nível de prioridade ao optar pela declaração pré-preenchida e/ou recebimento da restituição no PIX.
Essa forma de prioridade surgiu nos últimos anos e já beneficiou milhões de contribuintes, no Imposto de Renda 2024 (contando com os envios até 30 de agosto), das 45.210.902 declarações enviadas, 41,5% optaram pelas declarações pré-preenchidas.
Destacamos que, somente escolher o Pix ou a pré-preenchida não é suficiente, se você quer receber a sua restituição primeiro declarar antes dos outros contribuintes é fundamental.

Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp