Toda carteira de habilitação tem validade e deve ser renovada, porém, neste período de pandemia muitos brasileiros deixaram de pagar seus documentos, até mesmo pela crise financeira que todos estão vivendo, mas se a sua CNH venceu durante o período da pandemia? O que fazer? Se você passa por esse problema, leia nosso texto até o fim para esclarecer suas dúvidas.
MINHA CNH VENCEU POSSO DIRIGIR DURANTE A PANDEMIA?
Caso a sua CNH tenha vencido após o dia 19/02/2020, não é preciso você entrar com um processo de renovação por enquanto.
Como de costume é preciso passar por exame médico para a renovação, o que aconselhamos é que você faça a renovação após a pandemia de covide-19
![dpvat](https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2016/10/carros.jpg)
EXISTE UM PRAZO MÍNIMO PARA ISSO?
O conselho nacional de trânsito permite que condutores dirijam com a CNH vencida há mais de 30 dias enquanto durar essa situação de atenção à saúde pública.
Ainda não existe um prazo certo, porém, a regra só vale para CNH que venceu partir de 19/02/2020 em diante, antes desta data é necessário proceder o quanto antes à renovação para evitar possíveis multas e retenção do veículo.
O QUE É PRECISO PARA A RENOVAR A HABILITAÇÃO?
Em primeiro momento é necessário que o atendimento dos Detran volte para o condutor conseguir dar entrada ao processo de renovação da CNH, para o condutor renovar sua CNH ele deverá passar por um exame de aptidão física e mental e avaliação psicológica, no caso de motoristas profissionais.
Para condutores que possuem as categorias C,D e E , além dos exames citados anteriormente é necessário submeter-se ao exame toxicológico para detecção de consumo de substância psicoativas.
CONCLUSÃO
Sendo assim, se sua habilitação venceu antes da pandemia aconselhamos a você que renove o mais rápido para estar em dia com a sua documentação e evitar dores de cabeça, pois, as regras mencionadas acimas são para as CNH que venceu na data 19/02/2020 da pandemia em diante.