INSS

A aposentadoria por invalidez pode ser concedida aos segurados que têm algum problema de coluna?

A aposentadoria por invalidez, também conhecida como aposentadoria por incapacidade permanente, é um benefício garantido pelo INSS aos segurados que são acometidos por alguma enfermidade grave ou foram vítimas de algum acidente de trabalho, que tenha causado a incapacidade de continuar exercendo suas atividades de trabalho.

O Ministério da Saúde e do Trabalho e a Previdência Social classificaram diversas enfermidades que possibilitam o acesso a esse tipo de aposentadoria.

Entenda mais sobre o assunto no decorrer do artigo.

Quais são os critérios estabelecidos para a aposentadoria por invalidez?

Antes de explicarmos quais são os critérios que o segurado deve cumprir para ter acesso à aposentadoria por invalidez, temos que ressaltar que em alguns casos, esse trabalhador precisará passar por um período de incapacidade temporária (auxílio-doença). Quando o período do auxílio-doença termina e o segurado continua incapacitado para exercer suas atividades de trabalho, o benefício pode ser convertido em aposentadoria por invalidez.

Importante: Para converter o auxílio-doença em aposentadoria por invalidez é necessário que o segurado se submeta a uma perícia médica do INSS. 

Critérios para a aposentadoria por invalidez

O trabalhador que estiver incapacitado de exercer suas atividades laborais de forma permanente, tem o direito de solicitar o benefício, mas para isso precisa comprovar essa condição. Confira a seguir quais são os critérios estabelecidos:

  • Apresentar laudos médicos e da perícia do INSS para comprovar a incapacidade permanente;
  • Ter no mínimo 12 contribuições junto ao INSS  (período de carência).

Quando o período de carência é dispensado?

Existem algumas situações especiais, onde não é necessário comprovar o tempo mínimo de 12 meses de carência. Confira a seguir a lista das situações onde essa comprovação é dispensada:

  • Quando a incapacidade teve início depois de acidente de qualquer natureza;
  • Acidentes ou doenças provenientes da atividade de trabalho;
  • Segurados especiais (é necessário comprovar a atividade rural nos 12 meses anteriores ao pedido do benefício);
  • Ser portador de alguma doença listada no o artigo 151 da Lei 8.213/91.

Doenças de coluna que possibilitam que o trabalhador consiga a aposentadoria por invalidez

Hérnia de disco – é uma lesão que ocorre normalmente na região lombar. Essa doença é a que mais causa dores nas costas e alterações de sensibilidade para coxa, perna e pé. 

Osteofitose – é uma enfermidade que atinge a coluna vertebral, correspondendo a uma das manifestações da artrose. Essa patologia provoca fortes dores nas costas; perda da força muscular, dos reflexos e da sensibilidade;  limitação dos movimentos; sensação de formigamento, entre outros.

Discopatia Degenerativa – é uma alteração que acontece em decorrência da desidratação do disco, fissuras ou rupturas do disco. A razão dessa alteração pode ser sedentarismo, traumas, prática intensa de exercícios, trabalho com esforço físico, além do próprio envelhecimento. O principal sintoma é a dor nas costas, que pode piorar ao fazer esforços.

Protusão Discal – é um desgaste do disco intervertebral sem a ruptura do anel fibroso. Os principais sintomas são dor local, formigamento; limitação de movimento; diminuição da sensibilidade em membros próximos a área afetada. Em algumas situações a dor irradia para outros membros como pernas e braços.

Cervicalgia – é caracterizada pela dor ou rigidez do pescoço.  Essa doença normalmente é causada pelo enfraquecimento dos músculos ao longo do tempo decorrentes de postura errada.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Ana Flavia Correa

Jornalista há 5 anos, atuou na produção de jornais locais de Minas Gerais, como repórter e editora. Trabalhou na Assessoria de Comunicação de Araguari, como redatora, editora e na realização de eventos públicos da cidade. Atualmente se dedica ao jornalismo digital, integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

55 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

14 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago