Chamadas

A demissão por justa pode sujar a Carteira de Trabalho e dificultar conseguir novo emprego?

Quando o trabalhador é demitido por justa causa, diversas dúvidas tomam a cabeça do mesmo, como se essa demissão pode prejudicar a recolocação no mercado de trabalho, tendo em vista que a demissão pode aparecer na Carteira de Trabalho, dentre outras situações.

Se este é o seu caso, e você está desesperado pensando que não vai mais conseguir um trabalho, pois a demissão vai sujar sua carteira de trabalho, o primeiro passo é manter a calma, fique ciente que essa situação é mais comum do que se imagina. Além disso, vamos explicar como fica a demissão e se a mesma será evidenciada na sua carteira de trabalho.

A demissão por justa causa pode “sujar” a carteira de trabalho?

Diversas situações podem levar a demissão por justa causa, seja por motivos mais graves como um possível roubo na empresa, como também pode ocorrer devido a faltas injustificadas ou ainda pelo desentendimento e desacerto no ambiente de trabalho.

Em primeiro momento é necessário ficar ciente de que qualquer tipo de demissão, seja por justa causa ou não é registrada pela data de desligamento, sem anotações ou mais detalhes do ocorrido.

Assim, na sua carteira de trabalho será evidenciado a data em que você entrou no emprego bem como a data ao qual você foi desligado. Assim, em partes, sua carteira de trabalho não ficará suja, contudo, isso não significa que seu currículo não possa ser prejudicado.

A demissão por justa causa pode prejudicar um novo emprego?

Indo direto ao ponto, depende! Isso porque, por exemplo, a empresa não pode divulgar o motivo da demissão de um trabalhador em público, mas não só pode como deve comunicar o seu desligamento da empresa.

Além disso, caso a demissão tenha ocorrido por um motivo mais grave, como roubo e venda de segredos industriais, a empresa pode pedir que os trabalhadores encerrem a comunicação com o trabalhador demitido, explicando o motivo da demissão.

Mas vale lembrar que sobre hipótese alguma, a empresa poderá denegrir a imagem ou ofender o trabalhador que foi demitido por justa causa.

No entanto, caso uma nova empresa queira te contratar e queira entrar em contato com a antiga empresa para lhe conhecer e pegar suas referências, o antigo empregador poderá revelar o contexto de sua demissão, dificultando assim, nesse cenário a obtenção de um novo emprego.

E agora o que fazer?

Em primeiro momento, mantenha a calma, analise toda a situação que levou a demissão por justa causa, e não deixe de conversar com seu ex-empregador sobre seu erro por pior que tenha sido, afinal, o diálogo é a principal ferramenta para a resolução de problemas.

Por fim, vale lembrar que o empregador jamais pode fazer qualquer menção na carteira sobre a justa causa. Além disso, qualquer tipo de informação negativa para prejudicar a sua imagem é permitida. E nada prejudicial também pode ser anotado em sua carteira.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

2 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

6 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

9 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

14 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

15 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

15 horas ago