Deixar de repassar contribuição previdenciária é CRIME, tipificado no Código Penal. Você sabia? O que é preciso fazer para resolver essa situação? O trabalhador pode pagar de 8% à 11%, dependendo do salário, e muitas vezes a empresa não repassa esse valor.
Primeiramente é necessário se atentar para a contagem de tempo e a contagem de valor, pois o salário que o trabalhador recebia serve com a apuração do benefício, e se a empresa não faz o repasse será interferido no tempo, que não será contado pelo INSS e também não será possível calcular o valor da aposentadoria.
Para provar o tempo de serviço é preciso levar a carteira de trabalho para o INSS reconhecer o período trabalhado. O problema é que se o salário de contribuição não for comprovado, o INSS vai considerar como tempo trabalhado lançando todo o período no valor de um salário mínimo, reduzindo significativamente o valor da média de contribuição.
Para evitar futuras complicações, é indicado que o trabalhador consulte ao menos uma vez no ano, o CNIS para verificar se a empresa em que você trabalha está realizando o repasse de contribuição previdenciária corretamente.
Quando você acessa o CNIS, é possível verificar todos os depósitos que estão sendo contribuídos.
Para comprovar o tempo de serviço, a carteira de trabalho servirá como validação. Para provar o valor de contribuição feito mês a mês, é necessário apresentar os holerites que consta o salário e o desconto para o repasse para a Previdência Social sobre o valor.
Se for o caso de alguma divergência e você não tem esses recibos de pagamento, solicite junto a empresa em que você trabalhou, o salário de contribuição que foi efetuado durante o período, pois o INSS precisará disso para lançar no período base de cálculo e efetuar a soma da aposentadoria.
Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Conteúdo original Melo Advogados
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…