Negócios

A importância da pesquisa de mercado para qualquer tipo de negócio

Vivemos um mundo cada vez mais competitivo, onde todo dia surgem novas marcas oferecendo produtos parecidos com os já lançados anteriormente.

No meio disso está o consumidor que é, a todo o momento, atingido por uma propaganda aqui, um comercial ali, um post patrocinado acolá.

Com tantas ofertas “mais do mesmo”, como é que o cliente poderá escolher um produto em detrimento de outro?

É neste momento que a pesquisa de mercado pode aparecer com uma grande aliada da marca de uma empresa!

O que é pesquisa de mercado?

Trata-se de uma técnica de coleta de dados que tem a função de entender se um produto/serviço irá atender os desejos e satisfazer as necessidades de seus consumidores.

Através da aplicação e análise dos dados de uma pesquisa de mercado, a empresa consegue ter acesso a importantes informações a respeito da concorrência, da atual conjectura do mercado, além de suas tendências, das informações dos gastos de seu público-alvo, aspectos demográficos, entre outras informações fundamentais que devem integrar o planejamento de marketing.

A importância de realizar uma pesquisa mercadológica

Um plano de negócio bem elaborado necessita ter como uma de suas primeiras estratégias a aplicação de uma pesquisa de mercado.

A partir dela, será possível prosseguir com o desenvolvimento do planejamento de uma forma mais eficiente para se atingir os objetivos de marketing.

Romeu Escanhoela, diretor da EscaEsco Comunicação, comenta que “apesar do momento delicado em que vivemos atualmente no Brasil, em razão da pandemia da Covid-19 e do enfraquecimento da economia, a competitividade entre as marcas continua acirrada e, por isso, a pesquisa mercadológica se faz tão importante neste momento, para que as empresas consigam levantar dados relevantes, caso elas desejem se destacar em um mercado tão disputado”.  

É esta técnica que ajuda as organizações e os empreendedores a compreenderem o comportamento do consumidor e, assim, atenderem às suas expectativas em relação aos produtos/serviços oferecidos.

Um bom estudo de mercado também contribuirá para que uma empresa aborde o seu target de forma assertiva, torne o seu produto mais interessante que o do concorrente, compreenda por que as vendas sofreram aumento ou declínio ou quais são os motivos para a concorrência estar vendendo mais.

Entre essas vantagens, a pesquisa de mercado também auxiliará a sua empresa a:

    • Conhecer melhor o seu público-alvo e, dessa forma, elaborar as estratégias de atração com base nas características identificadas;

    • Compreender os desejos e necessidades dos consumidores;

    • Analisar a concorrência;

    • Direcionar de forma otimizada os seus recursos e investimentos;

    • Verificar a satisfação de seus clientes;

    • Aplicar melhorias nos seus produto ou serviços de forma que eles se adaptem ao mercado; 

    • Garantir a eficácia das campanhas de marketing;

    • Favorecer a tomada de decisões;

    • Reduzir riscos;

    • Identificar e solucionar pontos falhos no negócio.

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

6 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

7 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

8 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

10 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

11 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

12 horas ago