O período para realizar a Declaração do Imposto de Renda está quase chegando ao fim. Com a data prorrogada até o dia 31 de maio de 2021, boa parte da população já finalizou as pendências com a Receita Federal, mas aqueles que ainda não declararam podem contar com algumas dicas extras.
O CEO e diretor da COAN Contabilidade, Fábio Barretta destaca a importância de considerar alguns detalhes ao realizar essa atividade, especialmente quando se opta por fazer o pagamento por meio de cotas.
“É comum as pessoas recolherem o imposto e dividir o pagamento em cotas, mas é preciso ter muito cuidado com isso, uma vez que pode gerar surpresas desagradáveis no futuro”, ele conta.
As cotas podem ser utilizadas para parcelar o imposto de renda em até 8 vezes, no entanto, ao não realizar o procedimento da forma correta, pode acarretar em irregularidades com a Receita Federal, impactando em taxas e tarifas nas próximas declarações.
Para que tudo ocorra corretamente, Fábio recomenda que todas as informações sejam verificadas e computadas perante a base de dados da Receita Federal.
Sem essas informações, ao solicitar a certidão negativa (documento oficial que confirma a ausência de dívidas fiscais e tributárias ou mesmo dívidas processuais em nome de um cidadão, empresa ou bem) é possível se deparar com alguma cota do imposto de renda em aberto.
Segundo o especialista, é importante contar com um contador profissional que possa realizar essa verificação através do portal e-CAC.
“Quem optou pelo parcelamento em duas ou mais vezes, ao finalizar os pagamentos deve gerar o código de acesso no e-CAC e confirmar se as cotas foram de fato computadas no sistema da Receita Federal, além de solicitar a certidão negativa no mesmo instante”, ele ressalta.
Realizando esse procedimento evita-se qualquer pendência e garante mais segurança para o cidadão.
Por: Fábio Barretta, diretor executivo desde 2018 da COAN- consultoria contábil. É bacharel em ciências contábeis desde 2005 pela PUC/SP. Também possui especialização em planejamento tributário pela FECAP/SP em 2010. Atua na área contábil desde 1997, onde ingressou na COAN CONTABIL passando pelas áreas contábil, fiscal e legal, acumulando vasta experiência em assessoria contábil.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo a sua disposição, quando e onde precisar.
Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.