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A importância de um projeto sólido para captação de crédito

De acordo com dados divulgados recentemente pela pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada em 55 países, o brasileiro é o quarto povo mais empreendedor e o primeiro entre os BRICS.

Estima-se que 38,7% da população adulta no país tenha um negócio próprio. 

Porém, os empreendedores ainda encontram grandes entraves: burocracia, falta de uma cultura de planejamento e alta carga tributária são algumas delas.

Para a fundadora da Quare Negócios, empresa especialista em captação de crédito, Carolina Valle Schrubbe, uma das maiores dificuldades das empresas brasileiras é a falta de um projeto sólido ao buscar apoio financeiro para investimentos, expansão e modernização.

“Encontrar uma forma de buscar capital – necessário para compra de insumos, locação de espaço físico, aquisição de equipamentos, pesquisa e inovação ou qualquer outro tipo de investimento – é uma das maiores dificuldades que observamos nas empresas atualmente. E essa etapa é fundamental para a concessão de crédito. Os bancos irão avaliar o passado, o presente e o futuro da empresa. O passado e o presente são analisados com base nos dados econômico-financeiros das organizações, já o futuro é avaliado com base no projeto”, explica.

Segundo Carolina, a combinação desses fatores é que demonstrará se o projeto de investimento, expansão ou modernização é viável ou não. 

“Projetos mal elaborados dificultam a liberação de recursos e podem colocar o futuro da empresa em risco”, aponta a especialista.

Ela traça um paralelo com uma casa: “Você construiria uma casa sem um projeto?”, questiona.

Para facilitar na hora de iniciar um projeto de captação de recursos, Carolina explica para que serve um projeto sob o ponto de vista do banco e do próprio empresário.

Do ponto de vista do banco, para que serve um projeto?

Real, dinheiro, moeda / Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
  • Para explicar qual a linha de crédito que a empresa busca;
  • As garantias que serão oferecidas;
  • As condições de financiamento pretendidas, como prazo e carência;
  • A destinação do dinheiro captado;
  • Como a empresa gera valor e agrega valor aos seus clientes através do investimento;
  • Como é a produção da empresa, em qual mercado ela colocará seus produtos, qual o público alvo;
  • Demonstração de que o negócio proposto é sustentável do ponto de vista econômico, ambiental e social;
  • Demonstração de que vai gerar recurso suficiente para pagar o empréstimo feito.

Do ponto de vista do empresário, o projeto de negócios serve para:

  • Mensurar todos os fatores críticos de um negócio antes que ele seja implantado, com possibilidade de superação dos desafios antes que eles ocorram;
  • Alinhar a visão estratégica entre os sócios da empresa, discutir questões sobre o modelo do negócio, como ele irá funcionar;
  • Medir e otimizar os recursos aportados;
  • Elaborar cronograma de aplicação dos investimentos;
  • Elaborar indicadores de desempenho de resultado para que o empresário tenha o comparativo antes e após o projeto;
  • Pensar e planejar aspectos tributários, de produção, receitas, despesas, custos, marketing e recursos humanos;
  • Mensurar endividamento e capacidade de pagamento para ter certeza que poderá pagar o crédito.

Ainda de acordo com Carolina, ter um projeto bem elaborado traz maior tranquilidade tanto para e empresa quanto para os bancos, pois ampara decisões com base nos diversos cenários, a fim de que se escolha a solução que traga maior segurança em relação à sustentabilidade financeira, social e ambiental.

Sobre a QUARE Organizações

Sediada em Blumenau (SC), a QUARE Organizações tem como objetivo contribuir de maneira financeira e humana para o desenvolvimento de empresas e geração de negócios. Fundada por empresários com grande experiência de mercado, pode atender empresas de pequeno a grande porte em todo o Brasil e no exterior.

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

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