Chamadas

A importância do incentivo para o sucesso do time comercial

Antes de entrarmos no tema central desse artigo, ou seja, a importância do incentivo para o sucesso de um time comercial, vamos passar, de forma breve, sobre o que significa o chamado Marketing de Incentivo. De maneira simples e objetiva, podemos dizer que trata-se de um conjunto de ações que tem como missão motivar as equipes de trabalho, com foco em aumento de produtividade.

Para se ter uma ideia, em um mercado de R$ 8,3 bilhões ao ano, apenas 68% das empresas aplicam essa metodologia. A boa notícia é que em paralelo crescem as chamadas IncentiveTechs, startups que oferecem soluções tecnológicas para melhorar esses índices, facilitar a vida dos gestores de recursos humanos e, claro, gerar conexões entre colaboradores e empresas.

Agora, voltando ao título desse artigo, a aplicação correta de técnicas de marketing de incentivo para o time comercial é de suma importância e explico o porquê. Apesar de saber que todas as áreas de uma empresa são relevantes, é no comercial que pulsa o coração do negócio. É dali que saem os planos de expansão, novos produtos e um possível aumento no leque de serviços/produtos oferecidos. Por isso, faz todo sentido que esse time seja um dos mais engajados.

O que é necessário destacar aqui é que, infelizmente, muitos gestores ainda encaram o marketing de incentivo apenas como uma recompensa financeira, ou seja, aquele “bônus” no final do mês para quem atingir as metas. Mas, segundo o último Relatório da Incentive Research Foundation (IRF), incentivar um time refere-se a gerar engajamento e reconhecimento. Ou seja, o colaborador precisa ter o sentimento de pertencimento ao negócio, gerando, consequentemente, uma motivação natural e aumento na produtividade.

Como disse anteriormente, é pelo comercial que o dono de uma empresa consegue sentir o ritmo de crescimento do negócio, interesse real do público e ter insights por meio de informações reais, para tomada de decisões mais assertivas. Por isso, o “pessoal do comercial” precisa se sentir reconhecido e entender, a fundo, seu papel crucial para todo o ecossistema da empresa.

Por isso, caro colega empreendedor, repense se as ativações de incentivo têm surtido o efeito necessário com um dos times mais importantes do seu negócio. Caso a resposta seja ‘não’, está mais do que na hora de olhar para o mercado e trazer para dentro uma das soluções de IncentiveTechs que existem atualmente. 😉

* Rodolfo Carvalho é CEO da Incentivar.io, primeiro software de incentivo do Brasil

Wanessa

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Imposto de Renda: 5 despesas que NÃO aumentam a sua restituição

Se você é contador, com toda certeza está cansado de explicar para os seus clientes…

8 horas ago

MEI 2025: aprenda como cancelar Microempreendedor Individual

Se você está desistindo do seu Microempreendedor Individual (MEI) e já decidiu que vai encerrar…

9 horas ago

MEI: Conheça as 10 Atividades Mais Procuradas por Empreendedores

O Brasil possui um número crescente de Microempreendedores Individuais (MEIs), atraídos pela simplicidade do processo…

13 horas ago

Por que o seu dinheiro está desvalorizando?

Desde sua criação em 1994, o Real trouxe consigo a promessa de estabilidade econômica após…

14 horas ago

Benefícios do INSS que pouca gente conhece

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido principalmente por garantir a aposentadoria aos…

14 horas ago

Governo estuda limitar antecipação do saque-aniversário do FGTS

Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…

14 horas ago