Construir uma história de sucesso é uma tarefa que exige dedicação e, por vezes, superação de muitos desafios, especialmente para empreendedores de pequeno porte.
Apesar das muitas dificuldades enfrentadas, hoje, as PMEs (pequenas e médias empresas) também podem se valer de soluções que, até pouco tempo, só faziam parte da rotina das grandes empresas.
De acordo com o relatório da Global Entrepreneurship Monitor 2020 – pesquisa desenvolvida pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ), o Brasil perdeu quase 10 milhões de empreendedores, desabando de 22,3 milhões em 2019 para 12 milhões em 2020, uma queda brusca de quase 50%.
Diante deste cenário nebuloso, é certo que a pandemia do novo coronavírus tem sido uma das principais causas de mortalidade dessas empresas, contudo, outros fatores contribuem para o encerramento desses negócios.
Embora fatores como falta de análise de mercado, má gestão financeira, falta de planejamento estratégico, falta de capacitação, entre outros, sejam determinantes para o fechamento de empresas, a falta de um plano de marketing contribui muito para o encerramento das atividades, principalmente no momento atual.
Antes da pandemia já existia uma movimentação por parte das empresas em busca da transformação digital.
Porém, com a pandemia, este processo foi acelerado e a transformação digital tem sido inevitável, assim como o investimento em ferramentas que proporcionem uma maior visibilidade ao negócio.
Neste sentido, se uma empresa ou pequeno empreendedor não aposta no digital, dificilmente conseguirá bons resultados.
Dados recentes da Neotrust mostram que o e-commerce brasileiro registrou mais de 300 milhões de pedidos e faturou mais de R$ 126 bilhões só em 2020.
Além disso, outro levantamento feito pela Social Miner | All iN, Opinion Box e Etus, aponta que 74% dos consumidores já utilizam as redes sociais para fazer compras, ou seja, o ambiente digital está em alta e em expansão, e a tendência é que isso permaneça no pós-pandemia.
Hoje em dia, toda empresa precisa entender que, em um ambiente cada vez mais digitalizado, conectado, é quase impossível não considerar um plano de marketing digital para qualquer tipo de negócio.
Conforme mostram as pesquisas, com o passar do tempo, os hábitos de consumo mudam e se transformam.
Os espaços físicos e virtuais se entrecruzam, assim como ocorre com o marketing tradicional e o digital.
Não importa se o negócio é de pequeno, médio ou grande porte.
Para sobreviver em um ambiente altamente competitivo e desafiador é imprescindível elaborar estratégias eficientes, de forma a otimizar recursos, alocar investimentos e conseguir resultados realmente eficazes.
De nada vale desempenhar ações sem estimativas, investir tempo e dinheiro, sem saber se o tipo de ação definida é o ideal e qual a melhor forma de implementação.
Ou seja, o plano de marketing digital deve nortear todas as estratégias ao longo do ano, de forma a auxiliar no alcance dos objetivos empresariais e de marketing.
Não tenha medo de investir em seu negócio por conta da crise.
Busque investir nessa área mesmo em tempos difíceis como o que estamos enfrentando, pois essa é uma forma de não cair em um buraco escuro, e fazer com que a seu negócio continue forte e sempre presente na mente do consumidor.
Ao investir em ações de marketing digital, as chances do seu empreendimento obter leads (potenciais consumidores) qualificados são muito maiores.
O que isso quer dizer? Simples! Mesmo que os clientes não venham a comprar seu produto neste momento, eles podem assinar a sua newsletter ou seguir sua página na rede social, por exemplo, para receber informações e ofertas até melhorar o seu poder aquisitivo e, efetivamente, comprar.
Certamente, ao fim desse período de recessão, você terá clientes fidelizados, que seguramente vão optar pelo seu negócio.
Ao investir em estratégias de marketing durante a crise, você prepara o terreno para quando ela passar, fazendo com que o seu negócio saia na frente dos concorrentes durante a retomada do mercado.
Além de trazer resultados no curto prazo, como o fortalecimento da marca na mente dos consumidores, investir em marketing durante períodos conturbados contribuirá para manter o seu negócio bastante competitivo após a crise.
Ricardo Martins
Com mais de 15 anos de experiência em marketing e desempenho digital, Ricardo Martins, atualmente, é Consultor de Transformação Digital na Pon Digital Consulting. Ao longo de sua carreira teve a oportunidade de trabalhar com serviços relacionados à relações públicas, marketing, gerenciamento de projetos, Business Intelligence, tecnologia, User Experience, entre outros. Sendo executivo de grandes agências e empresas, o profissional liderou equipes e projetos de grandes players do mercado, dentre eles: Spotify, Procter and Gamble, Johnson e Johnson, Fiat, Jeep, Sodexo, Itaú, Renault, Pernambucanas e Nextel.
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