Infelizmente o cenário econômico brasileiro atual não está estável, temos um alto número de desemprego e a realidade é que os salários são baixos, o que tem contribuído para o aumento do número de inadimplentes nos últimos anos.
O alto número de inadimplência em uma empresa pode inviabilizar a sua continuidade, por isso é necessário um olhar criterioso para encontrar a solução para esse problema.
E o que fazer?
Primeiramente, é importante entender que a melhor forma de reduzir a inadimplência é evitando-a. Como?
· As formas mais seguras para receber são por depósitos, transferências e cartões de crédito ou débito.
· Quando oferecer crédito, seja criterioso em saber se o cliente possui boa reputação, no entanto, não ofereça valores de crédito muito altos.
· Sempre que possível faça um contrato escrito com as especificações do pagamento e o que pode ocorrer em caso de inadimplência.
· Comunique seu cliente antes do vencimento (Você não irá cobrar, mas comunicar que o boleto ou a data de pagamento é no dia seguinte, ou no dia tal!)
Mesmo após todos os cuidados, ainda assim o cliente ficou inadimplente. E agora?
· A ação deve ser imediata! Quanto mais tempo demora para cobrar, mais difícil fica de receber!
· Envie uma carta registrada, com aviso de recebimento, explicando que se caso não ocorrer o adimplemento em um prazo de 7 (sete) dias, serão tomadas as ações judiciais adequadas.
· Se possível, corte totalmente o fornecimento.
· Proteste a dívida no cartório e inscreva o nome do devedor no SCPC e SERASA (avise antes que tomará essa providência)
Se nada der certo! A única alternativa que falta é a ação judicial apropriada.
Por Ana Beatriz Junqueira Munhoz, advogada, inscrita na OAB/SP n° 366.796
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