Negócios

A Initial Public Offering (IPOs) exige atenção e cuidado

O aquecimento da economia e a taxa de juros cada vez menor estão levando muitas empresas brasileiras a abrirem seu capital, o conhecido Initial Public Offering (IPO). Mas, entrar no grupo das que operam na B3, que será a quarta maior bolsa do mundo até 2030, requer atenção e cuidados, como alerta o Ibracon — Instituto dos Auditores Independentes do Brasil.

Abrir capital é uma jornada e um IPO com potencial de ser bem-sucedido começa muito antes do kick-off. As empresas precisam dar atenção às normas contábeis, priorizar a transparência e a clareza das informações para ter consciência do valor do seu negócio, principalmente após passar o período de euforia da abertura do capital.



Também precisam ser levadas em conta questões como a implantação de um eficiente programa de governança corporativa, integração de diversos setores internos, como jurídico, operações e recursos humanos, e reestruturações societárias.

Por conta disso, o auditor independente acaba se constituindo em profissional imprescindível no processo, porque, sendo um dos principais agentes do mercado de capitais, ele tem acesso à empresa, é um especialista em auditoria e contabilidade, tem independência e experiência em práticas de governança corporativa e agrega credibilidade às demonstrações contábeis.

Tais fatores fazem com que o auditor independente seja, normalmente, um dos primeiros a saber se a companhia quer abrir capital. E com a expectativa de aquecimento do mercado de IPOs, o Ibraconjá prevê também um aumento na procura pelos serviços para esse objetivo.

DICA EXTRA  DO JORNAL CONTÁBIL :MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

9 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

10 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

11 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

13 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

14 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

15 horas ago